sexta-feira, 20 de julho de 2018

'OPERAÇÃO VALENTINA' - Quadrilha que furtou R$ 7,5 milhões é condenada a 85 anos

nome
O líder da quadrilha ostentava em fotos com a cadela Valentina, que deu nome à Operação da Polícia Federal. Ela foi encontrada na residência do suspeito

Uma organização criminosa acusada de furtar contas bancárias e cometer outros golpes pela Internet foi condenada a mais de 85 anos de prisão, pela Justiça Federal no Ceará. Os onze réus, presos pela Polícia Federal (PF) durante a 'Operação Valentina', no ano passado, teriam subtraído R$ 7,5 milhões e feito mais de mil vítimas em todo o País, segundo estimativas da investigação policial.
Artur Franklin de Sousa Lima; José Syla Silveira Junior, conhecido como 'Zoim' - Ítalo Queiroz Costa - Renato Vieira do Nascimento - Leonardo Vieira dos Santos, o 'Léo Mombaça' - Caio César Santos da Silva, o 'Panelão' - João Kléber Farias de Oliveira, 'Klebinho' e Francisco Glauco Ferreira Pereira, 'Cabeça' foram condenados pelos crimes de furto qualificado e organização criminosa. Enquanto Paulo Weyne da Silva Muniz, Yngrid de Castro Rosa e Evaneide Moura Barbosa foram condenados pelo furto qualificado.
O líder e hacker da quadrilha, Artur Franklin, foi punido com a maior pena: 11 anos e 6 meses de prisão. Conforme a decisão judicial, o réu criou e estruturou a organização criminosa, que trabalhava dentro da sua residência, em um condomínio na área nobre de Fortaleza, no bairro Meireles.
Os outros réus foram condenados com penas de 3 a 10 anos de reclusão, somando mais de 85 anos. José Syla, Ítalo Queiroz, Renato Vieira, 'Léo Mombaça', 'Cabeça', 'Panelão', 'Klebinho' e Paulo Weyne são apontados como os funcionários da quadrilha, responsáveis por executar os crimes.
Yngrid Rosa, companheira de Artur, não participava diretamente dos golpes, mas "tinha profundo conhecimento das atividades criminosas", tendo emprestado o seu aparelho celular para a viabilização de diversos furtos eletrônicos e realizado a compra de chips telefônicos, a mando do namorado, segundo a decisão judicial.
Já Evaneide Moura, que se identificava como 'Renata', era funcionária de uma empresa de telefonia, em uma loja de um shopping da Capital. A acusada se utilizava da sua posição para fornecer dados de possíveis vítimas para a organização criminosa e viabilizar os golpes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário