quarta-feira, 25 de julho de 2018

Tubarão ameaçado de extinção é achado sem cabeça à venda em SP

Tubarão foi encontrado sem cabeça e pronto para ser comercializado (Foto: Divulgação/Polícia Ambiental)
Tubarão foi encontrado sem cabeça e pronto para ser comercializado

Um tubarão que está na lista de espécies aquáticas ameaçadas de extinção foi encontrado morto, sem cabeça e pronto para ser vendido em Bertioga, no litoral de São Paulo. Os suspeitos de pescar e preparar o animal para a comercialização fugiram com a chegada da Polícia Ambiental.
Agentes da 5ª Companhia de Policiamento Ambiental Marítimo estavam em patrulhamento próximo ao mercado de peixes de Bertioga, quando um grupo de pessoas, ao avistar a presença das autoridades, saiu correndo.
Os policiais fizeram uma vistoria no local onde estava o grupo e encontraram um tabuleiro, geralmente utilizado para a venda de peixes, na calçada. Dentro, se depararam com uma espécie de tubarão sem cabeça, pronto para ser comercializado.
O animal é um tubarão Squatina Guggenheim Marini, conhecido como cação-anjo ou cação-anjo-espinhoso. A espécie é encontrada em ambientes marinhos e estuarinos entre o Sudeste do Brasil e o Norte da Patagônia Argentina, e geralmente é capturado em pescarias com arrasto de fundo ou emalhe.
A espécie está na lista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com perigo de desaparecer, segundo o Ministério do Meio Ambiente. “Embora pareça uma raia, é um tubarão. Ele está realmente na lista de animais ameaçados, é proibida a pesca”.
Segundo a Polícia Ambiental, não foi possível a identificação do responsável, para adoção das medidas penais e administrativas. Caso fosse encontrado o infrator, ele seria autuado “por comercializar espécie proveniente da pesca proibida".
A autuação seria em torno de R$ 700, além de mais R$ 20 por quilo do animal, podendo dobrar o valor. O pescado foi apreendido e doado para Casa de Repouso Lar Residencial Eno Gregório Antunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário