sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Remédios vencidos e merenda escolar estragada são encontrados estocados no Ceará

Nas escolas municipais de Tianguá foram encontrados 23 itens estragados ou fora da validade.  (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
Nas escolas municipais de Tianguá foram encontrados 23 itens estragados ou fora da validade

Na cidade de Tianguá, no interior do Ceará, a atual gestão municipal, que tomou posse no último mês de junho após eleições suplementares, detectou irregularidades na distribuição e armazenamento de remédios nos postos de saúde e alimentação nas escolas. Medicamentos em falta, merenda escolar vencida e comida estragada foram alguns dos problemas encontrados.
Os remédios vencidos foram recolhidos para o depósito da cidade. "No máximo dois ou três com prazo de validade em 2018. Todos serão levados e incinerados para que não haja riscos de serem distribuídos".
A Prefeitura garante que a situação já foi regularizada, mas em alguns postos de saúde ainda faltam medicamentos.

Merenda escolar - No depósito de merenda escolar de Tianguá, estão estocados 23 itens que foram recolhidos nas escolas municipais, todos eles contaminados, mofados ou com prazo de validade vencido. Um lote de sal de cozinha havia vencido em junho de 2016. Rapaduras que fariam parte da merenda estavam cobertas de mofo. Produtos enlatados estavam com a embalagem danificada. Os sacos de arroz e farinha tinham insetos dentro da embalagem. Setenta litros de bebidas derivadas de leite e 1,2 tonelada de carne estão sem condições de consumo.
De acordo com a atual administração, todas as 64 escolas de responsabilidade da Prefeitura tinham itens vencidos na despensa. O problema foi identificado durante as férias escolares. Tudo foi resolvido no retorno às aulas, segundo a Prefeitura.

Eleições suplementares - O município de Tianguá passou por eleições em junho para a escolha de novo prefeito. A chapa que assumiu diz que a responsabilidade dos produtos vencidos é da antiga gestão, quando o prefeito e o vice-prefeito eram, respectivamente, Luiz Menezes de Lima (PSD) e Aroldo Cardoso Portela (PMB). O registro de candidatura foi impugnado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em 12 de junho de 2018, tomaram posse como nova chapa Jaydson Aguiar e Mardes Filho, vencedores das eleições suplementares.
O Ministério Público abriu inquérito para apurar as responsabilidades cível, criminal e administrativa para o ressarcimento dos cofres do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário