sexta-feira, 14 de setembro de 2018

CRISE HÍDRICA - Açude Trussu tem apenas 5,74% para abastecer as cidades de Iguatu e Acopiara

Trussu
Segundo a Cogerh, em fevereiro, o nível do Trussu deve cair para 2,7% - Com menos de 2%, pode haver dificuldade de captação de água

O Açude Trussu que abastece as cidades de Iguatu e Acopiara perde volume diariamente e está com 5,74%, o índice mais baixo desde a construção, em 1996. No fim deste ano, deverá chegar a 3%, conforme projeção do escritório regional da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh).
O nível do reservatório traz preocupação para os moradores que temem crise de desabastecimento. O temor cresce porque há risco de chuvas abaixo da média na próxima quadra chuvosa (fevereiro a maio), pela possibilidade de ocorrência do El Niño, em 2019. Desde 2012 que o açude Trussu não tem recarga.
De acordo com projeção da Cogerh, no início de fevereiro de 2019, o nível do Trussu deve cair para 2,7%. Com menos de 2%, pode ocorrer dificuldade técnica de captação da água do açude para o abastecimento das duas cidades, por bombeamento.
De acordo com a Cogerh, a situação do Trussu é preocupante. "Desde 2012 o Trussu vem perdendo água, obtendo recargas reduzidas, que se agravaram nos últimos dois anos. Ele depende de chuvas em Acopiara e em parte de Jucás e Saboeiro, pois Iguatu pouco contribuiu com a sua bacia".
Dentre os açudes administrados pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), o Trussu é o que está em situação mais difícil, segundo o chefe local do escritório do órgão, Cléber Cavalcante. Diariamente, dezenas de carros-pipa retiram água do reservatório para abastecer comunidades rurais e cidades da região.
Por ser um reservatório de porte médio, o Trussu com menos de 3% deverá ter água com qualidade ruim. Assim, Iguatu e Acopiara ficam reféns da próxima quadra chuvosa. A situação em Iguatu até dois anos passados era confortável e a cidade não estava sequer no mapa de risco do governo do Estado. A demanda local é de 750m³/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário