quarta-feira, 26 de setembro de 2018

ELEIÇÕES 2018 - Pesquisas apontam para vitórias já no 1º turno no NE

arte
O Ceará é um dos cinco estados do Nordeste que podem ter as eleições ao Governo decididas em primeiro turno, considerando a folga na pontuação entre os principais candidatos, a partir de recentes pesquisas divulgadas pelo Ibope. Todos os concorrentes com vantagem buscam a reeleição, entre eles Wellington Dias (PT), à procura do quarto mandato no Executivo do Piauí. No País, esse cenário de "tranquilidade" na disputa é percebido entre postulantes de 11 estados.
O governador cearense Camilo Santana (PT), por exemplo, aumentou a margem para o segundo colocado, General Theophilo (PSDB), e agora aparece com 69% contra 7%, segundo pesquisa Ibope contratada pela TV Verdes Mares.
Segundo cientistas políticos, a vantagem de 62 pontos percentuais nas intenções de voto e a baixa articulação da oposição indicam a reeleição do petista.
Outra grande diferença entre os dois principais concorrentes vem da Bahia. O também petista Rui Costa (PT) tem 60% da preferência dos eleitores consultados pelo Ibope, contra 7% de Zé Ronaldo (DEM).
No Maranhão, a disputa está polarizada entre Flávio Dino (PCdoB) e Roseane Sarney (MDB), mas o atual governador segue com diferença confortável - tem 49% ante 32% da rival.
Já no Piauí, Wellington Dias (PT) aparece com 46%. O segundo colocado é Dr. Pessoa (SD), com 19%. Dias foi eleito pela primeira vez ao Executivo em 2002 e reeleito em 2006. Depois, foi senador, antes de voltar a ser eleito governador em 2014.
Em Alagoas, Renan Filho (MDB) tenta a reeleição e aparece na última pesquisa do Ibope com 60% das intenções de voto.
Além desses cinco Estados nordestinos, a liderança com folga nas pesquisas é vista no Pará, Paraná, Tocantins, Goiás, Espírito Santo e Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário