sexta-feira, 7 de setembro de 2018

INVESTIGAÇÃO - Líder da GDE financiou homicídio de sargento da PM

Image-0-Artigo-2450513-1
Helson Diego Almeida dos Santos Castro, o 'Diego Bola', era um dos principais líderes da GDE

Um dos líderes da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE) foi assassinado em um lava-jato, no bairro Henrique Jorge, na última quarta-feira (5). Conforme uma fonte da Inteligência da Secretaria de segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a vítima do homicídio controlava o tráfico de drogas em vários pontos da Capital e de Maracanaú, além de ser apontado como responsável pelo consórcio que financiou a morte do sargento PM, João Augusto da Silva Filho, o 'Joãozinho Catanã', condenado por fazer parte de um grupo de extermínio.
Helson Diego Almeida dos Santos Castro, o 'Diego Bola', de 30 anos, foi ao lava-jato naquela tarde, como fazia de costume. Conforme a Polícia Militar, membros da organização rival, Comando Vermelho (CV), já tinham conhecimento da rotina da vítima e planejaram o crime, com o objetivo de tomar o território do tráfico de drogas.
O líder da GDE morava no bairro Colônia, uma das regiões onde chefiava a negociação de entorpecentes. Outros territórios comandados por 'Diego Bola' ficavam no Planalto Pici, Bela Vista, Bom Jardim; e em Maracanaú. 'Bola' fazia parte da hierarquia da facção, e ocupava a cúpula junto de Auricélio Sousa Freitas, o 'Celim', Noé de Paula Moreira, Deijair de Souza Silva e João Bosco da Rocha, o 'João Presinha'. De todos os criminosos citados, apenas Bola e 'João Presinha' estavam em liberdade.
O local onde aconteceu o crime seria um dos pontos de comercialização de ilícitos do traficante, conforme a Inteligência da SSPDS. Para ludibriar as autoridades e a população, ele levava veículos para serem lavados, enquanto fazia cobranças e conversava com comparsas sobre as áreas que dominava.

Prisão - De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Helson Diego tinha passagens pela Polícia por roubo e tráfico de drogas. 'Bola' chegou a ser condenado a sete anos de reclusão, em regime fechado, por decisão da 3ª Vara de Delitos de Tráfico de Drogas, expedida em setembro do ano passado. Porém, a defesa do réu recorreu da sentença e ele foi colocado em liberdade enquanto o pedido não era analisado.
Uma investigação policial iniciada contra ele, no ano de 2012, apontou o criminoso como sócio de uma concessionária, situada na Avenida José Bastos, na Capital. O Ministério Público do Ceará (MPCE) apurou que 'Bola' fazia parte de uma quadrilha de traficantes presa com 260Kg de droga importada do Paraguai e armas de fogo, em abril de 2012.
Outra fonte da PM, afirma que o criminoso chegou a ser 'batizado' como membro da facção Primeiro Comando da Capital (PCC), maior organização criminosa do País. No Ceará, a facção nascida em São Paulo é aliada da GDE, da qual 'Bola' era um dos principais líderes.
arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário