segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Caixas 'misteriosas' voltam a aparecer no Litoral do Ceará

Estudante achou o objeto enquanto passeava com seu cachorro na Praia do Serviluz. — Foto: Hélio Saldanha/Arquivo Pessoal
Estudante achou o objeto enquanto passeava com seu cachorro na Praia do Serviluz

Mais dois pacotes “misteriosos” foram encontrados no Litoral do Ceará. Na manhã desta segunda-feira (29), dois pacotes foram achados por um estudante na Praia do Serviluz, em Fortaleza.
De acordo com o estudante, ele passeava na praia com seu cachorro quando avistou o pacote, com as mesmas características dos pacotes achados em Camocim, Aracati e Caucaia.
“Eu estava passeando com meu cachorro pelas praias quando avistei o pacote. De perto lembra um material sintético e com estofado. Muito estranho, já que os objetos já foram localizados em outras praias do Nordeste. É um mistério”. O estudante fala também que o material não apresenta cheiro.
Segundo o Ibama, o material trata-se de resíduos sólidos que foram descartados por um navio. E que por ser um material sólido vai ser descartado como resíduo sólido comum.
“Ao que tudo indica trata-se de resíduos sólidos que foram descartados ou abandonados em alto mar e chegando aqui no litoral. Não só do Litoral do Ceará como também em outros estados vizinhos. E sendo resíduo sólido deve-se ser dado o tratamento normal que é dado para qualquer resíduo sólido. Poderá ser reciclado, ou incinerado ou depositado em local apropriado pela prefeitura de cada município”.

Os pacotes já apareceram nas cidades de Camocim, Aracati e Caucaia.  — Foto: Hélio Saldanha/Arquivo Pessoal
Os pacotes já apareceram nas cidades de Camocim, Aracati e Caucaia

Litoral de Alagoas - Os pacotes começaram a aparecer nas praias de Alagoas, deixando em alerta os moradores de pelo menos 13 cidades do Estado. Os fardos encontrados pesam mais de 100kg cada um e há registros da presença deles em Tamandaré, no litoral pernambucano, além de praias da Paraíba.

No Ceará, até agora, há relatos de que o material foi avistado em Camocim, Aracati e Caucaia.
De acordo com informações, os exames laboratoriais feitos por biólogos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) constataram que os pacotes que apareceram no litoral alagoano são feitos de polímero, um material sintético feito a partir de derivados do petróleo. A origem, porém, ainda é desconhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário