quinta-feira, 18 de outubro de 2018

PM responsabiliza sete policiais pelo sumiço de armas dentro do QG da corporação

Sumiço de armas no QG foi detectado em 2016
Sumiço de armas no QG foi detectado em 2016

A PM indiciou sete policiais — um deles já reformado — pelo sumiço de armas da Reserva de Material Bélico (Rumb) do Quartel General da corporação, no Centro do Rio, descoberto em 2016. Os agentes foram indiciados pelos crimes militares de extravio de armas, na modalidade culposa, e inobservância de lei, regulamento ou instrução. Todos os policiais são praças e integravam o efetivo da Ajudância Geral, órgão responsável pela manutenção do QG. A conclusão da investigação foi publicada no boletim interno da corporação.
A investigação começou para apurar o sumiço de 36 armas, detectado em maio de 2016. Na ocasião, dois praças que trabalhavam no paiol do QG descobriram que algumas caixas onde as armas ficam guardadas haviam sido violadas. Pelo menos sete armas foram recuperadas. As demais — 23 pistolas, cinco revólveres e uma carabina — nunca foram encontradas. Parte do armamento estava acautelado no local, já outras eram novas.
Os agentes indiciados são o subtenente reformado Luís Antônio Ferreira, os sargentos Vagner Sebastião da Silva Passos, do 6º BPM (Tijuca), Claudemir de Oliveira Silva, do 18º BPM (Jacarepaguá), Marcelo André Câmara Cavichio, do 21º BPM (São João de Meriti), Robson Ferreira da Cunha, do 27º BPM (Santa Cruz) e os cabos Rafael Arantes Lage, da Ajudância geral e Adriano Matos Lemos, da Diretoria Geral de Pessoal. Procurada, a PM não se posicionou sobre o caso.
Por decisão do comando da corporação, cada um dos agentes será responsável por providenciar “a restituição aos reais proprietários os valores de suas armas extraviadas”. A investigação foi remetida ao Ministério Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário