terça-feira, 13 de novembro de 2018

Acidente com morte no Beach Park foi causado por 'excesso de peso'

Imagem obtida pelo G1 feita dois segundos antes de acidente mostra radialista (à direita) com outras três pessoas na descida de brinquedo do Beach Park onde houve acidente — Foto: Reprodução
Imagem feita dois segundos antes de acidente mostra radialista (à direita) com outras três pessoas na descida de brinquedo do Beach Park onde houve acidente

O acidente que matou o radialista Ricardo José Hilário Silva no toboágua "Vainkará", no Beach Park, em Fortaleza, foi ocasionado por "excesso de peso" e "distribuição irregular dos participantes" na boia em que quatro pessoas desciam no brinquedo, conforme conclui um laudo pericial da Coordenadoria de Perícia Criminal ligada à Secretaria da Segurança do Estado do Ceará.
O laudo, concluído em 29 de setembro, aponta que os quatro participantes fizeram uso correto do brinquedo, cumprindo as normas de se manterem na posição correta na boia. O "Vainkará" foi fechado logo após o acidente por tempo indeterminado e retirado da lista de brinquedos disponibilizada no site do parque aquático.
José Hilário morreu no trecho final do brinquedo, em 16 de julho, dois dias após a inauguração da atração. A vítima chegou a receber atendimento no local, mas não resistiu. Ele era turista de Sorocaba, em São Paulo. A boia tombou após a última curva do "Vainkará", e Hilário bateu com a cabeça no chão do brinquedo.
O toboágua é utilizado por quatro pessoas, que descem simultaneamente na mesma boia. O limite de peso dos quatro participantes deve ser de 320 quilos, conforme as normas do brinquedo. José Hilário desceu com outras três pessoas que somavam 390 quilos, conforme o documento.
O documento diz que os fatores associados ao excesso de peso e a distribuição irregular dos ocupantes na boia são "de responsabilidade do operador/parque, tanto de avaliar o peso total como distribuição dos ocupantes na boia". Na época do acidente, o Beach Park informou por meio de nota que checa o peso dos participantes; conforme os três sobreviventes que desceram na mesma boia que José Hilário, não houve essa aferição.

Vainkará, toboágua do Beach Park onde ocorreu acidente, tem 29,5 metros de altura — Foto: Arquivo pessoal - Eduardo Tchao/TV
Vainkará, toboágua do Beach Park onde ocorreu acidente, tem 29,5 metros de altura

Brinquedo Vainkará, no Beach Park — Foto: Geraldo Jr.
Brinquedo Vainkará, no Beach Park

Nenhum comentário:

Postar um comentário