segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Ceará tem chuvas em 21 municípios entre domingo e segunda-feira

Choveu em 21 municípios do Ceará no intervalo entre as 7h deste último domingo (2), e as 7h desta segunda-feira (3), conforme dados ainda parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
As maiores precipitações foram registradas em Reriutaba, na Região de Ibiapaba, com 24 milímetros. Logo em seguida, aparecem Tauá com 24 mm e Missão Velha com 15,4 mm.
Conforme a Funceme, a atuação de uma Cavado de Altos Níveis (CAN) no leste do Nordeste brasileiro, além de áreas de instabilidades atmosféricas provocadas pela aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do litoral cearense foram responsáveis pelas chuvas recentes.
O CAN é típico da Pré-Estação do Estado, que começa em dezembro e vai até o fim de janeiro. Ele é caracterizado como um sistema de circulação horária e baixa pressão atmosférica a aproximadamente 12 km de altura. Para formação de nebulosidade e, consequentemente, precipitações, seu posicionamento é determinante, principalmente a área em fica sua borda, que é onde formam-se as nuvens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário