quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

EXPLORAÇÃO COMERCIAL - Indício de ouro em três cidades do CE deve atrair investidores

Resultado de imagem para Indício de ouro em três cidades deve atrair investidores ao Ceará
A presença de ouro em áreas dos municípios cearenses foi apresentada em documento na semana passada

Com a divulgação de que os municípios de Itapipoca, Mombaça e Pedra Branca apresentaram indícios de presença de ouro no solo, a expectativa do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é que o Estado possa atrair investidores do setor de mineração para exploração comercial do metal.
O documento que apontou indicadores da presença de ouro em áreas dos municípios foi apresentado na última quinta-feira (29).
Um projeto anterior, feito por uma empresa privada na região de Mombaça, Pedra Branca e Itapipoca, indicou a presença de ouro, de modo que o dado apresentado pelo CPRM fortalece esse indício.

Outros minerais - Conforme o levantamento do CPRM, a região de Pedra Branca foi selecionada para o estudo por estar situada em uma área "onde, destacam-se zonas favoráveis para conter mineralizações de ouro, elementos do grupo da platina, ferro, grafita e manganês". Além de ouro, o estudo encontrou indícios de chumbo e prata em Irauçuba.

Cartografia - O levantamento das áreas dos três municípios, chamada de folha pelos geólogos, faz parte da cartografia geológica básica, que está em processo de confecção há cerca de 10 anos e já mapeou 25 folhas, o que equivaleria à metade do território do Ceará. Segundo o CPRM, existem 81 requerimentos dentro dos limites da folha Itapipoca, envolvendo várias substâncias, como granitos, gnaisses, calcário, argila, areia, diatomita, arenito e pegmatito. Outras substâncias autorizadas à pesquisa são quartzo, ferro e ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário