terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Operação prende 54 PMs e cinco supostos membros do PCC em SP

Policiais foram encaminhados para o presídio militar Romão Gomes, em SP
Policiais foram encaminhados para o presídio militar Romão Gomes

A corregedoria da Polícia Militar e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) da capital iniciaram na manhã desta terça-feira (18) uma operação para prender policiais militares e integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Estão sendo cumpridos 86 mandados de busca e apreensão, 70 expedidos pela Justiça Militar e 16 expedidos pela Justiça Comum, e 59 mandados de prisão. Entre os alvos, 54 são policiais militares do 22º Batalhão e cinco são supostos integrantes da organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).
As investigações da corregedoria da Polícia Militar apuraram o envolvimento de policiais do 22º Batalhão com atividades ilícitas como corrupção passiva, concussão, associação ao tráfico de drogas, integração de organização criminosa, entre outras.
A operação, desencadeada em 19 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, recebeu o nome de "Ubirajara" por ter se iniciado no bairro que leva o mesmo nome, na zona sul da capital. A fase Katrina, iniciada nesta terça-feira, se refere a um esquema de corrupção instalado na zona sul da capital.
Participam da operação 450 policiais militares, dos quais 280 corregedores, 170 policiais militares, promotores de Justiça e agentes do Ministério Público. A operação teve início no mês de fevereiro e reúne provas decorrentes de mais de 82 mil ligações telefônicas interceptadas.
O inquérito está em segredo de justiça. A Polícia Militar afirmou "não compactuar com ações praticadas por seus integrantes ou quaisquer outros atos que atentem contra a disciplina e os valores e deveres militares, sendo implacável na apuração para apresentar as provas ao poder judiciário e para retirar da instituição os indignos de ostentar a sagrada bandeira do Estado de São Paulo em seu uniforme." Todos os PMs presos serão levados para o presídio Romão Gomes, no Tremembé, na Zona Norte de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário