sábado, 29 de dezembro de 2018

TRADIÇÃO - Novenário em louvor ao Senhor do Bonfim atrai multidão de fiéis em Icó

Resultado de imagem para Novenário em louvor ao Senhor do Bonfim atrai multidão em Icó
Todas as noites, cerca de três mil fiéis emprestam sua devoção ao Senhor do Bonfim

Milhares de católicos festejam, em Icó, uma das mais antigas festas religiosas do Ceará: novenário em louvor ao Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado). São 269 anos de fé e devoção. A celebração das novenas é campal, em frente ao santuário e é marcada por um clima de alegria e de participação entre os fiéis.
A festa religiosa, que começou no último dia 23, termina nesse dia 1º com a tradicional procissão que deve reunir mais de 20 mil devotos. A caminhada com a condução do andor do Senhor do Bonfim, ornamentado para a festa, segue por ruas do centro histórico. No Ceará, além de Icó, há festejos dedicados ao Senhor do Bonfim em Crateús, que é sede de Diocese, e em várias capelas.
Movidos pela fé, a cada noite os devotos cantam louvores, rezam, pagam promessas e renovam preces.
A programação religiosa só termina no próximo dia 6, quando ocorre a recondução da imagem de madeira, oriunda de Portugal, ao altar-mor do Santuário do Senhor do Bonfim, no Largo do Théberge. "Entre os dias 1º e 6, a imagem fica exposta para visitação dos católicos".
Durante a celebração do novenário, os devotos ocupam uma ampla área em frente ao santuário. Em dezembro de 2011, a Igreja de Senhor do Bonfim foi elevada à categoria de Santuário. Neste ano, foi reformada a partir de doação dos fiéis. Os participantes ocupam a calçada até o Teatro da Ribeira dos Icós.

Resultado de imagem para Novenário em louvor ao Senhor do Bonfim atrai multidão em Icó
Orações - A demonstração de fé começa cedo. Diariamente, às 4h30 da madrugada os fiéis fazem caminhada para os bairros, conduzindo réplica da imagem. À noite, celebram novena. Homens e mulheres, jovens e idosos cantam e rezam em louvor a Jesus Cristo Crucificado. A cada ano, a tradição é mantida.
A expectativa se volta para a procissão de Senhor do Bonfim, que será realizada no próximo dia 1º. É um acontecimento esperado a cada ano na região. Atrai devotos, pagadores de promessa do Ceará e de outros Estados. O andor com a imagem de Jesus Crucificado é cuidadosamente ornamentado para adoração dos católicos, que percorrem ruas do Centro Histórico.
A festa em louvor ao Senhor do Bonfim é uma das maiores e mais antigas celebrações religiosas do Ceará. Começou em 1749. A imagem do Senhor do Bonfim, esculpida em madeira, veio de Portugal para Salvador e depois seguiu em comboio de animais pelo sertão até a cidade de Icó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário