sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Crise na segurança - Governo faz convocação imediata de 593 agentes de segurança

Policiais recebem nomeação imediata para atuar nas ruas e conter onda de violência no Ceará — Foto: José Leomar/SVM
Policiais recebem nomeação imediata para atuar nas ruas e conter onda de violência no Ceará

Um total de 371 novos policiais militares foram nomeados nesta sexta-feira (4) e já entraram em serviço nas ruas do Ceará, após uma série de ataques criminosos contra ônibus e prédios públicos. Além do reforço policial, o governador Camilo Santana determinou a imediata nomeação de 220 agentes penitenciários, antes prevista para o mês de março.
Desde o início dos ataques, na madrugada da última quinta-feira, diversos ônibus e vans do transporte público foram queimados. Além disso, criminosos atacaram prédios públicos, agência bancárias e delegacias. Uma bomba foi colocada na coluna de um viaduto na BR-020, em Caucaia, e corre risco de desabar. Segundo a Secretaria da Segurança do Ceará, 20 suspeitos foram detidos desde quarta-feira.
Os novos policiais se apresentaram no Comando Geral da Polícia Militar. Eles devem começar a atuar nas ruas imediatamente, conforme a PM.
O governador Camilo Santana já havia anunciado na quinta-feira (3), por meio de uma rede social, a nomeação dos agentes com uma das medidas adotadas para proteger a população e coibir as ações criminosas registradas em Fortaleza e na Região Metropolitana.

Apoio da Força Nacional - Nesta sexta-feira, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou o uso da Força Nacional, por 30 dias, para atuar contra a onda de violência no Ceará. De acordo com a portaria do ministro, a Força Nacional fará policiamento ostensivo entre outras ações de segurança em apoio às forças policiais já em operação no estado.
De acordo com a portaria desta sexta, para autorizar o envio da Força Nacional ao estado, Moro considerou a "gravidade dos fatos" e as "dificuldades das forças estaduais de atenderem sozinhas" à ação do crime organizado.
De acordo com o Ministério da Justiça e da Segurança Pública, cerca de 300 homens e 30 viaturas da Força Nacional seguem ainda nesta sexta-feira (4) para o estado e atuarão por 30 dias em ações de segurança e apoio às forças policiais federais e estaduais. Caso necessário, o prazo de atuação da Força Nacional poderá ser prorrogado.

Ações criminosas - Mais de 40 ataques criminosos ocorreram em Fortaleza, Iguatu, Tinguá, Pacatuba, Horizonte, Maracanaú, Caucaia, Pindoretama, Eusébio, Morada Nova, Jaguaruana, Canindé, Piquet Carneiro, Morrinhos, Aracoiaba e Baturité.

Nenhum comentário:

Postar um comentário