quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

SISTEMA PENAL - Duzentos presos são transferidos da cadeia de Aracati para as CPPLs de Itaitinga

A Cadeia agora está esvaziada após retirada de todos os 204 presidiários

Mais uma cadeia pública do interior cearense foi desativada nas últimas 24 horas. Desta vez, aconteceu na unidade carcerária da cidade de Aracati, no Litoral Leste do estado, onde estavam recolhidos 204 detentos.  A remoção aconteceu em duas etapas durante a última terça-feira (29).  No fim de semana, houve também transferência dos internos da cadeia pública de Limoeiro do Norte.
Os 204 presos de Aracati foram levadospara o Complexo Penitenciário de Itaitinga, onde estão localizadas cinco Casas de Privação Provisória da Liberdade, as CPPLs.  De acordo com a direção da Cadeia Pública, Os presos que estavam na Ala Maior da unidade foram encaminhados à CPPL 1.  Os da Ala Menor, foram recolhidos à CPPL 3, e os que estavam no pátio e na Tranca foram encaminhados ao Instituto Presídio Professor Oliveira Dois (IPPOO 2).
A transferência dos detentos em Aracati foi marcada pela comoção de pais, esposas, companheiras e filhos dos detentos. Muitas mulheres e seus filhos choravam no momento em que viam seus familiares, algemados e em fila indiana serem escoltados por policiais militares e agentes penitenciários para os ônibus e vans utilizados no transporte para a Capital.
Essa mesma cena se repetiu em várias cidades onde ocorreram as transferências. O governo do Estado já informou que o plano é a construção de presídios regionais para abrira os presos do interior, desativando assim, de forma definitiva, as velhas e inseguras cadeias públicas.

Fuga - Na manhã do último domingo, ao menos, 15 detentos conseguiram escapar da Cadeia Pública da cidade de Sobral, na zona Norte do estado. Até agora, nenhum deles foi recapturado. As buscas aos foragidos estão sendo realizadas por policiais do 3º BPM e do Comando Tático Rural (Cotar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário