quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Chuvas de granizo no Ceará podem estar relacionadas ao aquecimento global

O estado do Ceará registrou aumento de chuva de granizo no mês de janeiro. Mesmo fora do comum, principalmente, na região do sertão cearense, a frequência do fenômeno no estado pode estar relacionada ao aquecimento global.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até o momento foram registrados chuvas de granizo em, pelo menos, seis municípios.
Os casos mais recentes aconteceram no dia 31 de janeiro, em Icó, no Centro-Sul do estado, e em Itatira, no Sertão Central. Além de Ipaporanga, na Região do Sertão dos Inhamus; Aratuba, no Maciço de Baturité; Mauriti e Aurora, no Cariri.
As chuvas de granizo ocorrem em razão da formação de cristais de gelo no topo das nuvens, que podem vir acompanhadas de rajadas de ventos, relâmpagos e raios.
Em janeiro do ano passado houve chuva de granizo em cinco dos municípios do Ceará: Massapê, Russas, Pedra Branca, Santana do Cariri e Santana do Acaraú. Segundo a Funceme, durante a quadra invernosa, que dura até maio, há probabilidades de mais cidades do Ceará registrarem chuvas de gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário