quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

DNOCS vai proibir a passagem de carros pipas sobre a parede do Açude Trussu em Iguatu

Na tarde da última terça-feira, 05, dois engenheiros do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) visitaram o açude Trussu, que está localizado no Distrito de Suassurana, em Iguatu.
A visita foi agendada pelo presidente do DNOCS, Ângelo Guerra após a divulgação do relatório da Agência Nacional de Águas (ANA), em novembro de 2018 que coloca o açude em situação de alto risco.
Durante a vistoria, os engenheiros, André Mavini e Álvaro Teles detectaram que os buracos, infiltrações e rachaduras que estão no coroamento do Açude Roberto Costa, estão em situação crítica devido a passagem de carros pipas que diariamente passam pela parede, “ não existe risco algum na parede do Açude Trussu, mas percebemos que estes problemas no coroamento, onde passam veículos, motos e carros pipas colocam em risco os transeuntes. É preciso mudar a rota dos caminhões, o local está impossibilitado, e qualquer ação que façamos neste momento não terá efeito com tantos caminhões passando no local que não foi preparado para isto” , disse o engenheiro Álvaro Teles.
Segundo o mesmo fora este problema a barragem não possui risco de segurança, “iremos fazer intervenções, a primeira será retirar toda vegetação da parede, e após isto, teremos a noção da real situação do paredão. Após isto, iremos tratar em relação ao coroamento, buracos e rachaduras que existem no topo da barragem, mas tranquilizamos a todos que a estrutura está estável e não corre risco algum”, destacaram os engenheiros.
Uma nova rota para os carros pipas que será indicada ao Exército Brasileiro que controla a passagem e abastecimentos dos veículos, foi apresentada aos engenheiros. “É uma rota que existe, onde os caminhões não passarão por sobre a parede, mas abaixo dela, o DNOCS irá fazer o pedido e vamos entregar aos militares o indicativo de modificar a rota pela segurança dos próprios motoristas, após isto, iremos com nossas máquinas preparar a nova estrada e queremos fazer isto para evitar algo pior”.
O valor da primeira etapa da intervenção será de R$ 379 mil reais. E deverá acontecer em março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário