sábado, 2 de fevereiro de 2019

Mulher tem canal vaginal reconstruído com pele de tilápia

Pele de peixe é usada em tratamentos no Ceará — Foto: TV Verdes Mares
Pele de peixe é usada em tratamentos no Ceará

Já usada como prótese biológica em vítimas de queimaduras e em mulheres com síndrome de Rokitansky ou agenesia vaginal, a pele de tilápia ganhou outra importante finalidade na ginecologia. A membrana do peixe serviu para reconstrução do canal vaginal em uma mulher submetida a radioterapia pélvica, que teve como complicação do tratamento, o fechamento dos tecidos da parte interna do órgão feminino. Realizado pela primeira vez na história, o procedimento cirúrgico aconteceu na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, em Fortaleza, no mês de novembro do ano passado.
A professora Elisane Gusmão, de 41 anos, veio de Medina, interior de Minas Gerais, a Fortaleza. Ela teve câncer genital em abril de 2009, quando estava com apenas um ano de casada. Depois de fazer 25 sessões de radioterapia e outras quatro de braquiterapia, a doença foi curada. No entanto, um novo problema foi desencadeado: os tecidos da sua cavidade genital haviam sido fechados como consequência do tratamento.
No Ceará, dez mulheres já passaram por cirurgia de reconstrução vaginal com a pele de tilápia. Todas elas nasceram com a síndrome de Rokitansky, quando o canal é curto ou não existe. O caso de Elisane Gusmão, contudo, não se inclui nesse perfil. A professora adquiriu o problema somente na vida adulta.
 Médico e paciente comemoram resultados positivos do tratamento — Foto: Arquivo pessoal
Médico e paciente comemoram resultados positivos do tratamento

Como parte dos cuidados do pós-operatório, a professora usa um molde de látex para fixar a pele de tilápia no novo canal vaginal. Quase dois meses após a cirurgia, a mineira tem reagido bem à intervenção. A constatação foi feita durante consulta de rotina.
Para Elisane, que já havia buscado tratamento para reversão do quadro em incontáveis hospitais públicos e particulares do Sudeste do país, conseguir finalmente a cura é motivo de alegria. “Eu ainda estou sonhando, parece que a ficha ainda não caiu, porque foram nove anos de muito sofrimento”, declara a professora, que diz ter o Ceará como sua segunda casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário