sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

PARA FEVEREIRO - Chove 41,7% da média história em apenas seis dias

TEMPO de chuva em Mombaça, no Centro do Estado
As precipitações deste mês, até o momento, trazem esperança de boa quadra chuvosa. Somente nos seis primeiros dias de fevereiro, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou proporção de 49,5 milímetros (mm) de chuvas em todo o Estado. Esse número representa 41,7% da média histórica para todo o mês, que é de 118,6 mm. As águas dessa quinta-feira atingiram 148 das 184 cidades do Ceará. O fenômeno El Niño, que estava previsto pelo prognóstico da Funceme, ainda não se definiu.
Em Fortaleza, os registros de chuva foram ainda maiores. Nos seis primeiros dias de fevereiro, um total de 128,6 mm de chuvas caiu sobre a Cidade. O número representam 78% da média para o mês, que é de 163,2 mm.
O El Niño é um fenômeno que se caracteriza por um aquecimento acima do normal nas águas do Oceano Pacífico Equatorial e costuma influenciar em redução drástica de chuvas no Nordeste. Este ano, essa condição meteorológica ainda não se formou, mas poderá vir a acontecer. "Ele interfere negativamente e diretamente na qualidade da nossa quadra chuvosa".
A previsão para saber se o El Niño deve ou não se constituir só será possível de se perceber na segunda quinzena de fevereiro. Pelo prognóstico divulgado pela Funceme em janeiro, a probabilidade de chuvas para fevereiro, março e abril é de 40% para em torno da média, 30% para acima e 30% para abaixo da média.
As precipitações nesse período de fevereiro a maio são esperadas e ocasionadas graças à Zona de Convergência Intertropical, principal sistema meteorológico que atua durante a quadra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário