sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Pescadores são detidos por pesca ilegal no Açude Boqueirão, em Solonópole - Período é de defeso

Dois pescadores foram detidos pela Polícia quando estavam pescando no Açude Boqueirão, em Solonópole. Eles foram flagrados por uma equipe da Polícia Militar após arremessarem redes no reservatório público administrado pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS). Ambos afirmaram que estavam trabalhando, buscavam na água o sustento para suas famílias.
Todavia, de acordo com informações de um fiscal do órgão federal e do presidente da Colônia de Pescadores Z-46, à Polícia, a atividade estava sendo realizada de forma ilegal. Nesta época do ano é proibido pescar nos açudes, é período de defeso, conforme estabelece uma portaria interministerial. Por esse motivo os policiais recolheram as redes. Os peixes foram devolvidos ao açude, e após os pescadores confessarem que os materiais de pesca pertenciam a eles foram detidos.
Os pescadores foram liberados após o registro de um Boletim Criminal. Um deles tem 66 anos e o outro 52. Na delegacia informaram que se dedicam à pesca artesanal há mais de 30 anos. Eles moram no distrito de Prefeita Suely, na zona rural de Solonópole, onde nasceram.
As quatro redes de pesca, recolhidas da água e ainda uma tarrafa, uma caixa plástica branca, um balde e vários cascos de cágados, uma espécie de tartaruga, de água doce, foram apreendidos. Serão encaminhados à Justiça, informou a Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário