quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

PRECIPITAÇÕES - Ceará deve ter retorno das chuvas a partir desta quarta-feira

Resultado de imagem para Ceará deve ter retorno das chuvas a partir desta quarta-feira (13)
O acumulado de chuvas para o mês de fevereiro, até ontem, foi de 57,9 milímetros

As chuvas devem retornar com mais intensidade ao Estado a partir desta quarta-feira (13), segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Essa incidência será possível graças à reaproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) - principal sistema indutor de precipitações durante a Estação Chuvosa - da costa Norte do Nordeste, o que inclui o Ceará.
A previsão para hoje aponta nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do Ceará. Embora os sistemas indiquem uma distribuição equivalente, o Centro-Norte deve ser a região melhor beneficiada.

Acumulado - Até ontem, o acumulado de chuvas para o mês de fevereiro, o primeiro da quadra chuvosa do ano, foi de 57,9 milímetros, de acordo com dados da Funceme. A média pluviométrica histórica para o período, no entanto, é de 118.6 milímetros, o que representa, por enquanto, um desvio negativo de 51,2 mm. Em 2018 e 2017, o Estado esteve acima da média do mês, com desvios positivos de 66,1 mm e 34,8 mm, respectivamente.
Ainda conforme a Funceme, o retorno das chuvas deve diminuir, também, a sensação de calor, potencializada nos últimos dias. Apesar de não significar uma queda nas temperaturas registradas, uma maior cobertura de nuvens amenizará a sensação térmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário