terça-feira, 9 de abril de 2019

Açude na zona rural de Iguatu apresenta erosões e moradores temem por arrombamento

Moradores do sítio Aceno, na zona rural de Iguatu, no Centro-Sul cearense, denunciam problemas no açude da localidade. O reservatório que está com bom aporte hídrico e corre risco de arrombar por causa de problemas no sangradouro. Construído há cerca de 4 anos, o reservatório é a principal fonte de abastecimento para a comunidade.
O açude do Aceno, nos últimos dias, recebeu um bom aporte hídrico das chuvas. O reservatório está bastante cheio, prestes a transbordar, mas o manancial apresenta problemas em sua estrutura. Na parede há erosões e rachaduras. Além disso, o vertedouro foi construído mais elevado do que o nível da cota de sangria.
Cerca de trinta e duas famílias moram no aceno, sendo que oito casas, além da igreja estão abaixo da parede do açude.
O açude era um sonho antigo dos moradores por causa das dificuldades decorrentes dos anos de estiagem. As famílias agora temem que ele seja destruído por conta das erosões.
A situação preocupa quem mora abaixo da parede do açude, que temem o rompimento do reservatório. O açude ainda está para ser concluído e já passou pelo menos por três reformas nos últimos dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário