sexta-feira, 5 de abril de 2019

Águas do Rio Jaguaribe chegam com mais força ao açude Castanhão

As águas que percorreram longo caminho oriundas das chuvas na região do Cariri pelo Salgado até chegar ao Rio Jaguaribe, em Icó, começaram a chegar ao maior açude do Ceará: o Castanhão, nesta quinta-feira, 4, com maior intensidade.
A chegada da água nova é motivo de alegria em Jaguaribara. Afinal, o Castanhão acumula 4,05% de sua capacidade.
A recarga no reservatório começou lenta. Segundo o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Castanhão acumulava em 1º de março, 3,48% de seu volume. A partir dessa data começou a subir, diariamente, mas em pequena quantidade. Em 15 de março foi registrado 3,58%. No dia 30 março, o reservatório estava com 3,71%.
Nesta última quinta-feira, 4 de abril, ultrapassou a barreira dos 4% e tende a continuar subindo nos próximos por causa da cheia elevada do Rio Jaguaribe.
O Castanhão é um açude estratégico para o Ceará, pois é responsável pelo abastecimento de cidades do Médio e Baixo Jaguaribe e da Região Metropolitana de Fortaleza.
No mesmo período do ano passado, ou seja, 4 de abril de 2018, o Castanhão acumulava 3,96%. A quadra invernosa deste ano deve deixar o Castanhão com maior volume em relação ao período anterior.
Os piscicultores do Castanhão enfrentam um quadro de dificuldades por causa da morte elevada do pescado nos tanques de criação. Se o reservatório aumentar significativa o volume, a atividade poderá ser retomada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário