sexta-feira, 10 de maio de 2019

Caçada a suspeito de assassinato de universitária em Pedra Branca continua - Polícia utiliza novas estratégias

Passados 17 dias, forças de segurança do Estado continuam caçando o vaqueiro José Pereira da Costa, conhecido como “Zé do Valério“ e “Emanoel“. Ele é apontado como suspeito do estupro e assassinato da universitária Danielle de Oliveira Silva, 20 anos.
Ela foi encontrada morta na manhã de 25 de abril, em um matagal, nas proximidades da propriedade rural da sua família, em Pedra Branca, no Sertão Central.
De acordo com a delegada Anarda Pinheiro Araújo, à frente das investigações, titular da delegacia da Polícia Civil em Pedra Banca, o cerco e as buscas continuam na região, abrangendo o município onde o crime ocorreu, Senador Pompeu e Quixeramobim, onde há maior possibilidade de o foragido da Justiça estar escondido. O objetivo é encurralar “Zé do Valério” até ele não resistir mais à fome e à sede e se entregar à Polícia.

Cães farejadores - Sobre a utilização de cães farejadores a delegada informou não haver no Estado animais treinados para localizar pessoas em movimento. Os cães disponíveis à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) conseguem farejar somente vítimas passivas, como acontece em locais onde possam existir cadáveres ou em desabamentos de edificações, como exemplo.
Entretanto, outras possibilidades estão sendo planejadas. Além de equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar espalhadas por toda a região, um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) equipado com câmera térmica poderá ser utilizado, “mas é necessário sabermos com um pouco mais de precisão onde ele pode estar escondido dentro da mata, nesta época do ano muito densa, o que tem dificultado as buscas“.

Alerta - Nas investigações a Polícia Civil constatou que “Zé do Valério” está armado, com dois revólveres calibre 38 e também uma espingarda. Por esse motivo os moradores devem tomar cuidado e ao invés de tentarem agarrá-lo informar imediatamente a Polícia, através dos números de urgência. Apesar de acharem que ele é velho e possui debilidades, é forte e violento. Além disso três pessoas inocentes já foram confundidas com ele.
A delegada também apura se o foragido está recebendo auxílio de outras pessoas, principalmente quanto a alimentação e água. “Ajudar quem está sendo procurado por crime também é crime, de favorecimento pessoal, e pode ser preso.
Estamos investigando isso também, alerta ressaltando que atualmente ele está com a cabeça raspada e também retirou a barba. Uma característica que pode diferenciar na identificação é a altura dele, aproximadamente 1,80m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário