sexta-feira, 31 de maio de 2019

Cirurgia em bebê ainda no útero da mãe é realizada pela primeira vez no Ceará

Chamada pelos médicos de cirurgia “a céu aberto”, o procedimento feito na Maternidade-Escola retirou o útero da paciente para fora do corpo e operou a coluna do feto

Foi realizada pela primeira vez no Ceará uma  cirurgia  para correção de uma má-formação congênita de um feto ainda dentro do útero da mãe. O procedimento foi feito no último domingo (26), por uma equipe médica da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Até então, a cirurgia é feita tradicionalmente poucos dias depois do nascimento.
Chamada pelos médicos de cirurgia “a céu aberto”, o procedimento é feito colocando-se o útero da paciente para fora e fazendo uma pequena incisão no órgão, por meio da qual operam a coluna do feto. Em seguida, fecham as incisões e o útero é inserido novamente no abdômen da mãe. A gestação segue normalmente até o nascimento do bebê, geralmente prematuro.

 
Mãe veio do interior - A enfermeira Fernanda Oliveira, viajou de Russas, para buscar o tratamento para a sua filha, Giovana. Ela já é mãe de uma menina de cinco anos que também tem mielomeningocele. As limitações no desenvolvimento da primeira filha foram a principal motivação para que a família buscasse um tratamento precoce para a bebê que está para nascer.

Sobre a Mielomeningocele - A mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida aberta, é uma malformação congênita da coluna vertebral do bebê em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas. O defeito surge antes da 8ª semana de gestação. Se não corrigido, traz graves sequelas no desenvolvimento neurológico da criança. As causas são multifatoriais, podendo ser genéticas ou ambientais.
Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, a cada mil nascimentos, um a dez bebês podem ter essa condição. Por isso, a medicina fetal tem concentrado esforços para tentar corrigir com o máximo de precocidade, evitando danos mais severos. A técnica mais comum é uma neurocirurgia nos primeiros dias após o nascimento. Mas nos últimos anos, a cirurgia no bebê ainda no útero da mãe tem sido a opção mais eficaz para o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário