quinta-feira, 2 de maio de 2019

Homem posta comentário contra a PM no Facebook e é detido

Comentário no Facebook com críticas à atuação da PM em festa fez com que homem fosse detido em São Carlos — Foto: Reprodução
Comentário no Facebook com críticas à atuação da PM em festa fez com que homem fosse detido em São Carlos

Um homem foi detido nesta quarta-feira (1º), em São Carlos (SP), após postar comentários contra a Polícia Militar no Facebook em uma publicação sobre a atuação dos policiais durante uma confusão na Festa do Clima, na noite de terça-feira (30). Na ocasião, foram disparadas bombas de efeito moral e balas de borracha e 11 pessoas foram detidas.
Um vídeo em que o homem detido aparece pedindo desculpas, sob ordens de uma pessoa não identificada, circulou nas redes sociais e será investigado pelo Comando da PM, segundo a Secretaria de Segurança Pública.
Um advogado da OAB classificou a detenção como ilegal e vê abuso de poder por parte dos policiais.

Um comentário entre 500 - A postagem do homem detido estava entre mais de 500 comentários de um vídeo postado na noite de terça-feira, com imagens do estouro das bombas disparadas pela PM, além de pessoas correndo.
O comentário postado por volta das 10h desta quarta-feira diz que a PM 'faz merda', é um 'bando de despreparados', um 'órgão do estado sem credibilidade', entre outras afirmações.
Menos de duas horas depois o homem foi detido e levado ao Plantão Policial. O Boletim de Ocorrência foi registrado como 'não criminal'.
Como não houve tipificação de crime, o delegado de plantão apenas registrou os fatos. No B.O. consta que dois policiais compareceram a delegacia conduzindo o homem informando que por volta das 11h tomaram conhecimento de que ele estaria postando no Facebook dizeres ofensivos em relação à atuação da Polícia Militar na Festa do Clima.
Eles disseram que o reconheceram por ele ser de uma torcida organizada de São Carlos e o abordaram na rua. Também disseram que foi necessário algemá-lo porque havia risco de fuga.
Ao ser questionado, o homem reconheceu ter feito a publicação, pois no local havia pais de família e crianças, que nenhum policial foi nomeado nas postagens e que nenhuma ofensa foi proferida diretamente a qualquer patrulheiro que participou da abordagem.

Vídeo de desculpas - Horas depois, um vídeo que circulou nas redes sociais mostrava o homem pedindo desculpas pelas ofensas, sentado no chão e algemado.
Nas imagens, que já foram excluídas do Facebook, o homem responde a comandos da pessoa que grava o vídeo e ironiza a 'eloquência' dele na escrita.
A Secretaria de Segurança Pública informou que o vídeo foi encaminhado ao Comando PM local "para que, somado à análise das circunstâncias relativas à ocorrência, seja objeto de apuração".

Nenhum comentário:

Postar um comentário