quinta-feira, 16 de maio de 2019

VIOLÊNCIA NO CEARÁ - Facções voltam a agir e gravam mortes e espancamentos

Garota sendo agredida em rua de Sobral.
Garota sendo agredida em rua de Sobral

As facções criminosas do Ceará retornaram com enfrentamentos em áreas de conflito do Estado. Nesta semana, os vídeos de execuções e espancamentos começaram a circular na Internet. Um desses locais é o município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde houve um achado de cadáver. Um dos vídeos mostra um homem falando que estava "rasgando a camisa de uma facção", ou seja, desvinculando-se da organização criminosa. Na sequência, em outro vídeo, o corpo que seria o do rapaz é incendiado.
Em Sobral, imagens de espancamento contra uma garota repercutiram nas redes sociais. A jovem é agredida na rua e dentro de uma casa. A garota morreu e o crime é investigado pela Polícia Civil de Sobral. Suspeitos do caso foram detidos e encaminhados à delegacia. Na gravação é possível ouvir uma das agressoras fazendo referências a uma facção criminosa.
No começo do mês de maio, um vídeo de um criminoso chamado Timbalada circulou na Internet. Ele portava arma de fogo e estava com integrantes de uma organização criminosa. As Polícias Civil e Militar intensificaram pelas buscas das pessoas que participavam do vídeo e identificaram suspeitos. Em uma operação, pelo menos dois dos que apareciam nas imagens foram baleados e morreram.
Após os ataques no começo de 2019, que movimentaram a Força Nacional e os agentes de segurança do Ceará, incluindo o retorno dos policiais militares da reserva remunerada, o conflito entre facções parecia ter dado uma trégua. Os índices do sistema prisional também mostraram que o registro de fugas nas unidades prisionais cearenses zerou. As mortes existentes nos relatórios da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) eram de causas naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário