quinta-feira, 20 de junho de 2019

Prefeito que exigiu servidores no show da noiva é preso em PE

Demóstenes Meira (PTB), que também é investigado por organização criminosa, foi afastado do cargo nesta quinta (20) - Em fevereiro, ele exigiu presença de servidores em show da noiva

Prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira, é preso nesta quinta-feira (20) — Foto: Reprodução/WhatsApp
Prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira, é preso nesta quinta-feira

O prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira (PTB), foi preso, nesta quinta-feira (20), em uma operação do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco). O gestor da cidade do Grande Recife é investigado pelos crimes de fraude em licitação, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Ele foi afastado do cargo.
A Operação Harpalo começou em dezembro de 2018 e investiga o superfaturamento em contratos da prefeitura de Camaragibe. Segundo a polícia, o rombo pode chegar a R$ 117 mil em um contrato de R$ 1,2 milhão para a manutenção de escolas municipais, em que houve dispensa de licitação.
A prisão preventiva do prefeito e o afastamento cautelar dele, ocorridos nesta quinta (20), foram determinados pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Demóstenes Meira foi preso no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife.
Além dos crimes investigados pela Polícia Civil, a gestão de Meira também teve outras polêmicas. Em fevereiro deste ano, o prefeito exigiu a presença de servidores comissionados no show da noiva dele, a cantora Taty Dantas, que também é secretária municipal de Assistência Social.

Exigência de servidores em show da noiva

Prefeito Demóstenes Meira e a noiva Taty Dantas chegaram ao desfile de bloco, em Camaragibe, no Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo
Prefeito Demóstenes Meira e a noiva Taty Dantas chegaram ao desfile de bloco, em Camaragibe, no Grande Recife

Em fevereiro deste ano, Meira exigiu a presença de servidores comissionados no show da noiva dele, a cantora Taty Dantas. Na mensagem, o prefeito afirma que “quer ver todos os comissionados para dar força ao evento”. Meira também disse que iria "filmar e contar" a quantidade de funcionários presentes.
A repercussão do ato levou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a investigar o caso. A ação civil foi ingressada pela 2ª Promotoria de Justiça Cível de Camaragibe, que apura possíveis atos de improbidade administrativa.
Em maio, Meira foi chamado para depor na Polícia Civil. Segundo a corporação, o gestor deveria ter prestado depoimento antes, mas a defesa alegou que ele estava com problemas de saúde.

Situação de emergência - Além de ter o prefeito preso e afastado, Camaragibe está em situação de emergência após as chuvas que causaram mortes e outros transtornos na cidade. No dia 13 de junho, uma barreira deslizou sobre três casas resultando na morte de sete pessoas, sendo cinco da mesma família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário