quinta-feira, 13 de junho de 2019

Três dias de ações da PM na Maré - Mulher morta, baleados e denúncias de abusos

Sheila Machado de Oliveira estava indo para o trabalho quando foi baleada durante operação no Complexo da Maré
Sheila Machado de Oliveira estava indo para o trabalho quando foi baleada durante operação no Complexo da Maré

Uma mulher morreu e cinco pessoas foram feridas durante uma operação realizada ontem pela Polícia Militar no Complexo da Maré. Foi o terceiro dia seguido de incursões às comunidades da região. Sheila Machado de Oliveira, de 28 anos, foi baleada no peito enquanto caminhava pela Baixa do Sapateiro. Mãe de três crianças, ela estava indo trabalhar em um mercadinho da favela, e chegou a ser levada por vizinhos para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A Polícia Civil apura a morte de Sheila, e o Ministério Público estadual vai investigar denúncias de abusos que teriam sido cometidos por PMs durante a operação. Moradores procuraram o órgão para relatar invasões de residências, roubos e agressões. Além disso, acusaram agentes do estado de entrar em casas para trocar tiros em cima de lajes e de pegar celulares para apagar vídeos e fotos que registravam suas ações. De acordo com líderes comunitários, as operações da PM foram desencadeadas por um ataque de traficantes à base do Comando de Operações Especiais (COE) em Ramos, vizinho à Maré.

 Paulo Roberto Silva Taveira, conhecido como 'Cara Preta' foi preso durante operação no Complexo da Maré
Paulo Roberto Silva Taveira, conhecido como 'Cara Preta' foi preso durante operação no Complexo da Maré

Um dos feridos ontem é Paulo Roberto Taveira, conhecido como Cara Preta e apontado como um dos chefes do tráfico do Morro Chapéu Mangueira, no Leme. Também acusado de chefiar uma quadrilha especializada em assaltos a residências, ele foi baleado na perna esquerda por um PM do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e levado para o Hospital Federal de Bonsucesso. Segundo a polícia, ele estava com uma pistola.
Durante a operação, a Linha Vermelha foi interditada duas vezes. A PM descobriu mensagens de áudio em que traficantes mandam comparsas provocarem incêndios na via expressa e na Avenida Brasil para tentar desviar a atenção de policiais.

Drogas apreendidas na Maré
Drogas apreendidas na Maré Drogas apreendidas na Maré

Com medo dos tiroteios, vários motoristas abandonaram seus veículos para buscar proteção junto à mureta que divide as pistas da Linha Vermelha. Enquanto isso, o Bope e os batalhões de Choque e de Ação com Cães apreendiam cerca de uma tonelada de maconha, três pistolas, uma espingarda e munição. Os cinco feridos na operação — incluindo um PM e um morador de 65 anos — apresentavam, à noite, quadro clínico estável.
Ao longo do dia, 49 escolas da região permaneceram fechadas, deixando mais de 16 mil crianças sem aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário