sexta-feira, 26 de julho de 2019

Católicos cearenses celebram Senhora Sant’Ana em 11 cidades nesta sexta-feira

A data é dedicada aos avós, pois é dia de Senhora Sant'Ana e São Joaquim, pais de Maria Santíssima, que é a mãe de Jesus Cristo

Imagem da padroeira de Iguatu, Senhora Sant’Ana, esculpida em madeira, estilo barroco, que chegou há 300 anos

Católicos de 11 municípios do Ceará celebram novenário em louvor a Senhora Sant´Ana, mãe de Maria Santíssima, que é mãe de Jesus Cristo. As festas religiosas começaram no último dia 17, nos municípios de Iguatu, Tianguá, Independência, Jati, Santana do Cariri, Santana do Acaraú, Mocambo, Jaguaruana, Eusébio, Paramoti e Varjota.
Dos municípios que adotaram Senhora Sant´Ana como padroeira, dois são sede de Diocese, Iguatu e Tianguá. Há também dezenas de localidades e paróquias que festejam novenário em louvor à mãe de Maria. Novenas, caminhadas, missas, confissões, salvas, quermesses e procissão fazem parte da programação das festas que atraem milhares de devotos e movimentam as cidades no Interior do Estado.
Em Iguatu, neste ano, o novenário aborda a temática da santidade e a festa se relaciona com os 300 anos da chegada da imagem de Sant’Ana à antiga Vila da Telha.
A celebração das novenas foi campal e reuniu a cada noite cerca de três mil devotos, ao lado da Igreja Matriz. A festa tradicional tem característica fortemente religiosa, pois, após a novena, a multidão retorna para casa e há pouca participação na programação social, quermesse e música ao vivo, com artistas locais, sob a coordenação da paróquia. Aqui não há shows com bandas de forró.
Os devotos participam das celebrações com entusiasmo e a festa em louvor à padroeira de Iguatu vem crescendo a cada ano.

Hino - O Hino de Senhora Sant´Ana reflete o papel de mãe educadora na fé de Maria. “Toda graça vem de Deus, em Deus vemos a luz, Sant´Ana, mãe de Maria, Maria, mãe de Jesus”.
Não há referência na Bíblia sobre a Santa Ana, mas a tradição e outros escritos legaram aos católicos a história da padroeira.

Procissão - Na manhã desta sexta-feira houve a celebração de três missas na Igreja Matriz e no fim da tarde haverá a tradicional procissão com a condução dos andores com Senhora Sant’Ana e São Joaquim.

Devotos participaram de missas

Resultado de imagem para Católicos cearenses celebram Senhora Sant’Ana em 11 cidades nesta sexta-feira, 26

Nenhum comentário:

Postar um comentário