domingo, 11 de agosto de 2019

Desaparecimento de jovem abordado por PMs no Ceará completa dois meses

Na última vez em que Anderson Henrique da Silva Rodrigues foi visto, ele estava acompanhado de policiais militares

Anderson Henrique da Silva Rodrigues está desaparecido desde 11 de junho; mãe denuncia que garoto foi assassinado — Foto: Arquivo pessoal
Anderson Henrique da Silva Rodrigues está desaparecido desde 11 de junho - Mãe denuncia que garoto foi assassinado

Dois meses de muita angústia e falta de respostas por parte das autoridades. Desde o dia 11 de junho de 2019, a família de Anderson Henrique da Silva Rodrigues, 20, questiona o poder público sobre o que foi feito com o jovem. Na última vez em que Anderson foi visto, estava acompanhado de policiais militares, em Horizonte, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Segundo depoimentos de testemunhas, Anderson foi agredido pelos PMs. Os vizinhos disseram à Polícia Civil ter ouvido gritos com pedidos de socorro enquanto as autoridades invadiam a casa da vítima. Desde então, o jovem não foi mais visto. Para a família de Anderson, ele foi morto pelos policias no dia 11 de junho de 2019.
O caso vem sendo acompanhado pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) e a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD). Por meio da CGD, a Delegacia de Assuntos Internos (DAI) pediu à Justiça prorrogação do prazo para conclusão do inquérito que apura o desaparecimento.
A Controladoria afirmou, em nota, que as investigações continuam no sentido de esclarecer o caso e que mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela DAI, além de oitivas. Também por nota, a PMCE disse que os sete policiais envolvidos na abordagem contra Anderson permanecem afastados das atividades operacionais e, atualmente, estão nos setores administrativos.

Versões - Na semana seguinte ao desaparecimento de Anderson Henrique da Silva Rodrigues, a PMCE se pronunciou afirmando que uma composição policial do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) abordou o jovem, realizou busca minuciosa e, em razão de nada ilícito ter sido localizado com ele, houve a liberação do jovem na Rua J, nº 304, no bairro Zumbi. Em seguida, a equipe policial teria retornado ao patrulhamento de rotina.
À Polícia Civil e à CGD, testemunhas contaram fatos diferentes. Segundo denunciantes, os servidores agrediram o rapaz de 20 anos, invadiram a casa da vítima e saíram de lá com ele desacordado, dentro da viatura. Os sete militares foram afastados das ruas somente após o caso ter tomado repercussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário