terça-feira, 20 de agosto de 2019

PERIGO - Funceme: Todo o sertão cearense tem pontos de risco de incêndios

Estudo da Funceme indica que todo o sertão cearense tem pontos de risco de incêndios florestais, com destaque para 20 cidades - Oito delas têm mais de 40% de seu território sob ameaça de queimadas que podem se alastrar

ÁREAS com maior risco estão situadas nas regiões do médio Jaguaribe, Inhamuns e Centro-Norte do Estado
ÁREAS com maior risco estão situadas nas regiões do médio Jaguaribe, Inhamuns e Centro-Norte do Estado

Todo o ambiente sertanejo do Ceará tem pontos de alto risco de incêndios florestais. A constatação é do estudo inédito da Fundação Cearense de Meteorologia e Estatística (Funceme) que identifica com cruzamento de dados de pluviometria média, umidade do ar e do solo, condições de vegetação e usos da terra por agricultura, para indicar áreas com potencialidade às queimadas de mata nativa. O levantamento, que passará a ser anual, indica as 20 cidades com maiores áreas de risco - em oito delas a ameaça está presente em mais de 40% do território total do município.
Integrante do Comitê Estadual de Prevenção, Monitoramento e Combate aos incêndios florestais (Previna), a Funceme irá com o estudo auxiliar a formulação de diretrizes de prevenção, monitoramento, controle de queimadas, além de poder indicar subsídios às políticas de autorizações de fogo controlado.
As áreas com maiores riscos estão situadas, predominantemente, nas regiões do médio Jaguaribe, Inhamuns e Centro-Norte do estado.
A preocupação com as queimadas devem ser um dos focos do processo de prevenção. 98% dos incêndios têm como causa deflagradora a ação humana. "Em áreas urbanas, são as queimadas de lixo; na zona rural, são as queimadas para preparo do solo que, por falta de manutenção dos aceiros e por questões climatológicas acabam por se propagar".

Cidades - Independência, Jaguaretama, Salitre, Milhã, Quixelô, Potengi, Morada Nova e Tauá são os municípios que têm mais de 40% do território em área de risco de queimadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário