terça-feira, 17 de setembro de 2019

Neste mês Bombeiros registraram 59 incêndios em vegetação na região Centro-Sul do Ceará

No período de 1° a 16 de setembro, o 4° Batalhão de Bombeiros Militar com sede em Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, registrou 59 ocorrências de fogo em vegetação. Da última segunda-feira, dia 9 de setembro, até hoje, 16, foram 32 ocorrências.
A maioria dos registros de fogo em vegetação ocorreu em Iguatu, 34, seguido de Cedro, 07; Acopiara, 06; Icó, 04; Quixelô, 03; Cariús, 02; Lavras da Mangabeira, Jucás e Orós, cada, com um registro.
O comandante do 4º BBM, coronel Nijair Araújo Pinto, disse que na tarde desta segunda-feira, a corporação foi acionada para combate a um incêndio em vegetação na cidade de Quixelô, na área urbana.
O comandante do 4º BBM destaca três principais fatores para a ocorrência das queimadas em vegetação: “Ação antrópica, ou seja, o próprio homem interferindo, tocando fogo, efetuando aceiros mal feitos ou criminosamente; a elevação das temperaturas, e o aumento da velocidade dos ventos”.
O coronel Nijair Pinto observa que ‘a população e a imprensa podem ajudar efetivamente por meio de campanhas e dicas preventivas, evitando a eclosão de novos focos e, principalmente, denunciando os causadores’.
O coronel destaca que ‘em mais de 200 ocorrências recentes, ninguém foi sequer denunciado – com resolutividade tão baixa fica muito difícil inibir novas ações’.
O comandante do 4º BBM prevê que até dezembro haverá focos de queimadas no sertão. “Ainda teremos alguns meses com essa peculiar combinação entre homem, temperatura elevada e ventos fortes. Estejamos todos atentos e solidários, principalmente em se tratando da não omissão, denunciando possíveis piromaníacos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário