quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Pistoleiro condenado a 167 anos de prisão será julgado por mais um crime de aluguel

Cássio Santana é um dos bandidos mais temidos na região do Vale do Jaguaribe

Cássio Santana tem um "rosário" de crimes no Vale do Jaguaribe

Temido no Vale do Jaguaribe, por ser autor de um “rosário” de assassinatos, sendo a maioria “crimes de aluguel”, o pistoleiro cearense Cássio Santana de Sousa vai sentar, em breve, no banco dos réus mais uma vez. Está marcado para o próximo dia 25, em Fortaleza, o julgamento do assassino por um dos seus vários homicídios naquela região. Cássio será julgado pela morte de um vigilante na cidade de Tabuleiro do Norte.   Para o Ministério Público, o crime teve conotação política.
Na manhã de 8 de abril de 2003, pistoleiros mataram em Tabuleiro do Norte o vigilante Osias dos Reis Marinho. Ele estava em uma churrascaria, na entrada da cidade, acompanhado da esposa, quando os pistoleiros apareceram. Cássio e seu comparsa de crimes, o também pistoleiro José Roberto dos Santos Nogueira, o “Chico Orelha” (já morto), entraram na churrascaria e anunciaram um falso assalto. Colocaram a vítima de joelhos e a mataram com vários tiros na cabeça.
Nas investigações, o Ministério Público apontou que o crime foi “de encomenda”, tendo como mandante o então secretário municipal, Sílvio Roberto Guerreiro Freire, um dos fortes aliados políticos do então prefeito daquele Município, Maiard de Andrade.
O vigilante foi morto a mando de Sílvio Guerreiro por ter divergências políticas com o prefeito e, além disso, ter conhecimento de supostos crimes eleitorais praticados pelo gestor. Ozias trocou de partido e se tornou um opositor do prefeito, ameaçava contar tudo o que sabia sobre Maiard e seus correligionários.  Sílvio Guerreiro contratou os pistoleiros. E o crime aconteceu dias após os matadores terem sido pagos pelo “serviço”.
Por razões de segurança, o processo sobre o crime foi desaforado (transferido de fórum) de Tabuleiro do Norte para Fortaleza. A Justiça marcou para o próximo dia 25 o julgamento do réu, que acontecerá no Fórum Clóvis Beviláqua com vigilância redobrada.

Outros crimes - Cássio Santana responde a outros crimes, entre eles, o que teve como vítima, o radialista Nicanor Linhares, morto a tiros no dia 30 de junho de 2003 na rádio onde apresentava um programa policial e político. De acordo com as investigações, Nicanor foi morto em Limoeiro do Norte também por razões políticas. Por este crime, Cássio foi condenado a 23 anos de prisão.
Outro crime atribuído a Cássio Santana e seu comparsa “Chico Orelha” foi uma chacina em Limoeiro do Norte ocorrida três meses após o assassinato do radialista, na noite de 18 de setembro de 2003. Sete pessoas foram assassinadas naquela cidade. Por este crime, Cássio  recebeu uma pena de 144 anos de cadeia.
O bandido “Chico Orelha” acabou morto num confronto com a Polícia Militar no interior do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário