terça-feira, 17 de setembro de 2019

TROPA DESAMPARADA - Ceará apresenta média de mil PMs afastados por ano por transtornos psíquicos

A saúde mental dos PMs cearenses apresenta grave estado pela falta de assistência

O estresse do dia a dia na luta contra a violência deixa PMs doentes mentalmente

A saúde mental dos agentes da Segurança Pública do Ceará é preocupante. A falta de atendimento e acompanhamento psiquiátrico e psicológico dos policiais que atuam diariamente com a violência das ruas tem levado a situações nefastas, desde o afastamento do serviço ao quadro de depressão e deste para o suicídio. Somente neste ano, entre os meses de janeiro e agosto, nada menos que 840 PMs precisaram entrar em Licença Para Tratamento de Saúde (LTS) por apresentarem transtornos psíquicos.
Os dados são ainda piores se contados os anos a partir de 2015, conforme registros obtidos pela Associação das Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Aspramece).  Entre janeiro de 2015 e agosto de 2019, nada menos, que 5.188 policiais militares foram afastados do serviço por conta de apresentarem transtornos mentais, que vão desde crise de ansiedade a depressão.
A média, portanto, é de mil policiais que todos os anos precisam deixar a farda em casa e sair em busca de atendimento psicológico.  Muitos não encontram guarida e acabam entrando em caminhos sem volta, como o estado depressivo que leva ao suicídio. Neste ano, diversos casos foram registrados no Ceará. Um deles, o caso de um capitão da PM que suicidou dentro do Palácio da Abolição após ser comunicado de que estaria desligado do efetivo da PM junto à Casa Militar do Governo.

Suicídios na tropa - No dia 23 de janeiro, após sair de uma reunião entre os oficiais e o novo comando da Casa Militar, o capitão PM José Henrique Monteiro Brito (capitão Brito), seguiu até o Pavilhão Nacional, sacou a pistola de calibre Ponto 40 (.40) da Corporação, e disparou um tiro na cabeça. Brito foi socorrido pelos colegas de farda para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), mas não resistiu.
Na madrugada de segunda-feira de Carnaval (dia 4 de março), uma tragédia familiar: o sargento PM Álisson Carlos Lima da Silva (sargento Álisson), matou a esposa a tiros e em seguida suicidou-se em uma casa de praia na cidade de Paracuru, no Litoral Oeste do estado.
No dia 24 de fevereiro, foi a vez do soldado Francisco Igor da Silva, 24 anos, integrante do Batalhão Raio, suicidar-se na cidade de Camocim  após sofrer uma desilusão amorosa.

Aumentou - Casos como os narrados acima são apenas exemplos dos constantes casos de suicídios entre membros da Polícia Militar. De acordo com os levantamentos da Aspramece, entre os anos de 2011 e 2018, 18 suicídios foram registrados entre integrantes da PM cearense.
A Assessoria de Assistência Biopsicossocial da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), revela que somente neste ano, já foram realizados 861 atendimentos a servidores do órgão que apresentaram algum tipo de alteração psicológica ou mental.
Na comparação deste ano, entre janeiro e agosto, com 840 Licenças Para Tratamento de Saúde (LTS), com igual período ano passado (com 761 casos), o aumento de afastamentos chega a 10.3 por cento.

Fonte – cn7.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário