segunda-feira, 28 de outubro de 2019

População tem acesso a água a cada quatro dias no interior do Ceará

Abastecimento ocorre com caminhão-pipa em cidades do interior do Ceará — Foto: Catarina Costa/G1
A população de Quixeramobim e Boa Viagem no interior do Ceará, voltou a enfrentar escassez e racionamento de água no segundo semestre deste ano. Os moradores têm água a cada quatro dias, distribuída pelos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAE).
A crise voltou a ocorrer depois de dois anos com abastecimento regular por meio dos caminhões-pipa, serviço financiado pelas prefeituras.
Em Quixeramobim 35 mil moradores consomem água tratada e fornecida pelos SAAE. O rodízio é feito nos cinco bairros da cidade. A água só chega às torneiras de quatro em quatro dias. Os açudes locais secaram, e a alternativa foi trazer água do açude Pedras Brancas, em Banabuiú (que também abastece a sede urbana de Quixadá), por meio de uma Adutora de Montagem Rápida, distante 60 km.
A água transferida do açude Pedras Brancas não atende à demanda de Quixeramobim e de Quixadá. Segundo técnicos do SAAE, o bombeamento não é suficiente para essas cidades.
No município de Boa Viagem, pelo menos 15 mil famílias sofrem com a escassez de água no sistema local de abastecimento. O quadro é considerado um dos mais graves. O açude Vieirão permanece seco. O Governo implantou uma adutora emergencial a partir do açude Umari, em Madalena, a 40km.
Os moradores acordam cedo e vão retirar água dos chafarizes. Outros compram água de caminhões particulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário