quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Ventania volta a destruir bananeiras na zona rural de Iguatu

O vento foi mais localizado na propriedade de Antônio Maurício, que perdeu mais de 500 pés da fruta - Ele estima ter perdido cerca de 30 milheiros - O valor em média está cotado em R$ 160,000, o milheiro

Plantio ficou destruído na localidade de Cardoso e produtores começaram o corte dos pés

Um problema recorrente a cada ano voltou a destruir bananeiras em área de produção nas várzeas do Rio Jaguaribe, no município de Iguatu, no início da tarde da última segunda-feira, 28.
Uma ventania de passagem rápida destruiu produções de banana da variedade pacovan, cujos pês chegam a seis metros ou mais de altura, na localidade de Cardoso I, na zona rural de Iguatu, na região Centro-Sul cearense.
Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o vento chegou a 38,8 km/h, o que se caracteriza como brisa forte. O fenômeno aconteceu entre meio-dia e 13h.
O vento foi mais localizado na propriedade do Antônio Maurício, que perdeu mais de 500 pés da fruta. Ele estima ter perdido cerca de 30 milheiros. O valor em média está cotado em 160 a 170 reais, o milheiro.
De acordo com moradores da localidade, a ventania foi registrada no meio da tarde. Produtores rurais ainda não totalizaram o prejuízo, mas somente um produtor perdeu mais de 500 pés da fruta.
Nos sítios as bananeiras estão caídas. Na manhã desta terça-feira, 29, começou o trabalho de corte dos pés.
O fenômeno natural é recorrente, nos últimos anos, atingiu grandes áreas nas localidades de Cardoso, Quixoá, Barro Alto em Iguatu, e na localidade de Maurícia e outros sítios em Cariús.  Não há registros que a ventania atingiu casas, nem que há feridos.
 Alguns produtores já decidiram substituir a variedade pacovan por nanica (casca verde), que tem pés mais baixos e caule mais grosso, e raramente é atingida por ventania, entretanto o preço é bem mais barato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário