sábado, 7 de dezembro de 2019

Infestação de piranha devora outras espécies de peixe e gera prejuízo para pescadores no Ceará

Solução de pescadores foi adicionar o peixe carnívoro em ingrediente de pratos exóticos em Arneiroz

As espécies Piranha-preta e Pacu-manteiga dividiram o mesmo aquário na exposição "Peixes do Madeira", em Porto Velho — Foto: Hosana Morais/G1
As espécies Piranha-preta e Pacu-manteiga dividiram o mesmo aquário na exposição "Peixes do Madeira", em Porto Velho

Os pescadores de Arneiroz sofrem com a baixa oferta de peixes no principal açude do município cearense devido a uma infestação de piranhas no reservatório. O peixe carnívoro se alimenta de outras espécies, o que prejudica a coleta de peixes mais lucrativos.
A solução dos pescadores da cidade foi transformar a piranha em ingrediente de pratos exóticos e garantir o sustento de família que dependem da pesca. O peixe que gerava prejuízo acabou servindo como outra fonte de renda para vários pescadores, que passaram a produzir bolinhas de piranha como alternativa para comercialização do pescado.
Por ser um prato exótico, muitos moradores criam resistência a provar o quitute, mas os que provam acabam gostando.

Infestação do peixe carnívoro reduz oferta de outras espécies e gera prejuízo para pescadores — Foto: Rodrigo Rodrigues/SVM
Infestação do peixe carnívoro reduz oferta de outras espécies e gera prejuízo para pescadores

Prejuízos - A infestação da piranha é comum no segundo semestre, quando há menos água nos reservatórios e ocorre o período de reprodução da espécie. É um bicho violento, que quebra as linhas utilizadas. É um risco até pra vida do pescador.

Órgão estadual busca solução para combater infestação de piranha no Ceará — Foto: Rodrigo Rodrigues/SVM
Condições climáticas - Órgão estadual busca solução para combater infestação de piranha no Ceará
No açude Arneiroz II a espécie mais encontrada é a pirambeba. “O período seco é mais propenso à reprodução. Além disso, elas gostam de viver em águas paradas, como nos açudes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário