quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

A um mês da quadra chuvosa, Ceará tem onze barragens em manutenção

Cinco dos reservatórios são responsabilidade da Cogerh e devem estar prontos em fevereiro - Os demais estão sob cuidados do Dnocs

Fortaleza, CE, Brasil, 12-04-2017: Açude Tijuquinha, localizado em Baturité, voltou a sangrar depois de ter sido esvaziado para desassoreamento. (Foto: Mateus Dantas / O Povo)
Açude Tijuquinha, localizado em Baturité, voltou a sangrar depois de ter sido esvaziado para desassoreamento

O Ceará tem atualmente onze barragens que passam por reparos. Destas, nove formam a lista dos reservatórios cearenses que exigem maior cuidado segundo o Relatório de Segurança de Barragens de 2018 da Agência Nacional de Águas (ANA), o mais recente do tipo e divulgado em dezembro passado. O principal alerta são anomalias estruturais.
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) tem seis açudes em obras, todos incluidas no rol da ANA: Ayres de Souza (Jaibaras), Forquilha, Lima Campos, Paulo Sarasate (Araras), Roberto Costa (Trussu) e Várzea do Boi. "Todos esses reservatórios fazem parte do Programa de Segurança de Barragens e foram investidos R$ 15 milhões, mais de R$ 7 mi só na Lima Campos, a mais urgente e que deve ser entregue ainda em janeiro"
Já a Cogerh promete terminar em fevereiro as obras preventivas que realiza em cinco barragens de responsabilidade estadual. A medida acontece nos açudes Cipoada, em Morada Nova; Broco, em Tauá; Tijuquinha, em Baturité; Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza; e Colina, nos Sertões de Crateús.
A Companhia monitora 155 barragens, sendo responsável pela garantia da segurança das 89 que são do Estado. As demais são de responsabilidade do Dnocs ou prefeituras, no caso de barragens municipais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário