quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Após o esfacelamento da GDE, Comando Vermelho retoma domínio e provoca matança

As taxas de assassinatos voltaram a crescer na Grande Fortaleza neste começo de 2020

O uso elevado de fuzis pelas facções tem sido constatado pelas autoridades cearenses - No ano passado, 33 foram apreendidos no Estado

O esfacelamento da facção criminosa cearense Guardiões do Estado (GDE), apregoado, recentemente pelo Ministério Público (MP-CE) e pelas forças da Segurança Pública estaduais, desencadeou uma nova movimentação no mundo do crime na Grande Fortaleza. Depois de ter perdido vários de seus “territórios” para a organização criminosa rival, nos últimos anos, a facção Comando Vermelho (CV) agora retoma os espaços nos bairros, comunidades, favelas e conjuntos habitacionais da Capital cearense e de sua região metropolitana.
E nesta “reconquista” de seus espaços para o tráfico de drogas e outros crimes, o CV não tem economizado munição, começando o ano com uma matança de inimigos em diversos bairros da Capital e, principalmente, em cidades do cinturão metropolitano, como Caucaia, Pacajus, Maracanaú, Maranguape, Cascavel e Pacatuba.
Essa reação da facção originária do Rio de Janeiro com “braços” em todo o País, tem impactado diretamente nas estatísticas das polícias Civil e Militar e da própria Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).  A taxa de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs) na Grande Fortaleza voltou a subir na primeira quinzena de janeiro, em comparação a dezembro, contrariando uma tendência que se registrou por todo o ano de 2019.
Entre os dias 1º e 20 deste mês, foram registrados 112 assassinatos na Grande Fortaleza, sendo 63 na região metropolitana e 49 na Capital. Em dezembro último, neste mesmo período, os CVLIs totalizaram 85, sendo 42 em Fortaleza e 43 na RMF. A alta é de 31,7 por cento na comparação entre os dois períodos (dezembro 2019/janeiro 2020).

Nenhum comentário:

Postar um comentário