quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Ceará declara estado de emergência em 16 municípios devido à seca

O Governo do Ceará estendeu o decreto de estado de emergência para dez municípios por conta da seca e incluiu outros seis na lista, totalizando 16 cidades cearenses na situação. A medida leva em consideração parecer técnico da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros que reconhece a situação emergente devido à falta de chuva de água nos reservatórios.
O decreto leva em consideração a irregularidade das chuvas e as elevadas temperaturas que “comprometem o armazenamento de água e consequentemente afetam o abastecimento e a preservação do bem-estar da população nas regiões” afetadas.
O volume de chuva no início de 2019, 6% acima da média histórica, não foi suficiente para garantir segurança hídrica a todas as regiões. Nos seis anos anteriores o volume de chuva ficou abaixo da média no estado.
De 92 açudes monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), 91 têm menos de 30% da capacidade. O Castanhão, maior reservatório do estado, tem atualmente 2,81% do volume máximo.
Com o decreto, os municípios cearenses afetados receberão apoio complementar do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, nas ações de resposta à seca.
O decreto prevê ainda que seja dispensada a licitação para as contratações que visem “à aquisição dos bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa”. O decreto tem vigência de 180 dias consecutivos e ininterruptos.

Municípios com decreto prorrogado até junho de 2020

Aracati , Assaré, Caucaia, Cedro, Choró, Crato, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Ocara, Madalena.

Municípios incluídos na declaração de emergência publicada no Diário Oficial

Cascavel, Crateús, Iguatu, Palmacia, Quixelô, Tauá.

Municípios que foram incluídos no decreto em junho, mas não tiveram a medida renovável por mais 180 dias

Acopiara, Araripe, Bela Cruz, Barreira, Barroquinha, Farias Brito, Icapuí, Jardim, Missão Velha, Quixeramobim

Nenhum comentário:

Postar um comentário