sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Estudantes se passavam por médicos e são presos realizando consultas ilegais no Ceará

Dois foragidos são formados em medicina no exterior e não têm autorização legal para exercer a profissão no Brasil

Diretor clínico de unidade médica de Baturité foi procurado para ser notificado de decisão que o afasta do cargo, mas não foi encontrado — Foto: Polícia Civil do Ceará/Divulgação
Diretor clínico de unidade médica de Baturité foi procurado para ser notificado de decisão que o afasta do cargo, mas não foi encontrado

Dois estudantes de medicina e enfermagem foram presos por se passar por médicos e realizar consultas médicas ilegais no Ceará. Segundo a Polícia Civil, as prisões ocorreram em Paraipaba e em Sobral, no interior do estado, nesta sexta-feira (10), após dois meses de apuração.
As investigações apontam que o grupo atuou como equipe médica em plantões na Unidade de Pronto Atendimento de Baturité entre 2017 e 2019.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, que resultaram em duas prisões.
Outros dois suspeitos seguem foragidos. Elas são formadas em medicina no exterior, mas não têm a revalidação do diploma no Brasil e são impedidos de exercer a profissão.
Conforme o delegado de Baturité, Joel Morais, a investigação começou quando um homem foi flagrado tirando plantão em um hospital de Mulungu, cidade próxima à Baturité, sem poder exercer a profissão. Com a apuração do caso, os policiais descobriram que o caso se tratava de um esquema criminoso de exercício ilegal da profissão.

Diretor clínico é procurado - O diretor clínico da Unidade Municipal de Pronto Atendimento de Baturité foi procurado para ser notificado de uma decisão judicial que o afasta de suas funções, ficando impedido de ter acesso ao órgão público. Ele não foi localizado e é procurado para ser informado sobre a decisão.
Um dos presos é um estudante de enfermagem de 34 anos, detido em Paraipaba. O segundo é um acadêmico de medicina de 20 anos que estuda em Fortaleza. Ele foi preso em uma feira no Distrito de Aprazível, em Sobral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário