segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Funceme registra chuvas em 29 municípios do Ceará

Choveu em pelo menos 29 municípios do Ceará entre o domingo (5), e esta segunda-feira (6), segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Apesar de as precipitações terem atingido poucas regiões do estado, esta segunda foi de nebulosidade em várias cidades. Em Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, os termômetros registraram 19ºC. Já em Guaramiranga, a mínima ficou em 19,6ºC.
O maior volume de chuva registrado ocorreu na cidade de Uruburetama, na Região Norte do Estado, com 29 milímetros. Em seguida, Nova Russas, Região da Ibiapaba com 20,5 milímetros. Em Fortaleza, o órgão registrou precipitações em dois postos. Castelão, com 13,2 milímetros e Água Fria, com 11,0 milímetros. Houve chuvas também nos municípios de Missão Velha, na Região do Cariri (9,2 milímetros) e Russas, Vale do Jaguaribe (8,3 milímetros).

Previsão para os próximos dias - O cenário atual indica a presença de uma Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), que é um banda de nuvens que inicia-se na Amazônia e segue até o Sul do País. Com isso, observa-se alta umidade relativa do ar que deve favorecer a formação de áreas de instabilidades no oeste do Ceará.
Diante das atuais condições, a Funceme prevê possibilidade de precipitações para o Litoral Norte, a Ibiapaba, o Oeste do Sertão Central e Inhamuns e também para o Cariri. Já para esta terça (7), a previsão é de mais nebulosidade variável em todas as regiões, porém, com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e no Cariri.
Por fim, na próxima quarta-feira (9), a Funceme indica chance de precipitações no centro sul do Estado, Maciço e nos litorais de Fortaleza e do Pecém.

Açudes em situação crítica - Apesar dos números apresentados pelo mapa mais recente de acompanhamento regular e periódico da situação da seca no Nordeste e em Minas Gerais, dos 155 açudes do Ceará monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), 91 estão com volume abaixo dos 30%.
O Castanhão, principal reservatório do Estado, está com apenas 2,81% da sua capacidade total. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 5,23% do volume máximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário