quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Obras de recuperação de seis açudes ainda não foram retomadas

Havia compromisso da empresa em recomeçar no início deste ano a recuperação da parede do açude Trussu em Iguatu

Diretor geral do Dnocs visitou parede do Trussu e observou buracos

As obras de recuperação do Açude Roberto Costa (Trussu), em Iguatu, ainda não foram retomadas. Em dezembro passado, o diretor geral do Dnocs, Rosilônio Magalhães, visitou a obra e conversou com o engenheiro responsável pelo serviço de recuperação, Luzilson Leite. Houve um protesto de moradores do entorno da barragem que cobram a conclusão dos serviços.
Leite assegurou que no início deste mês os serviços iriam ser retomados, mas, até o fim dessa primeira quinzena nada foi feito. Até o momento, apenas roço parcial nas laterais da parede.
O diretor geral do Dnocs lamentou o atraso por parte da empresa responsável pela obra, a Construnova, e negou que houvesse atraso na liberação de recursos. Ele também pediu “paciência” aos moradores, alegando que se o contrato for rompido haverá nova licitação e mais demora para realização do projeto de recuperação.
Rosilônio Magalhães, entretanto, afastou qualquer risco. “São problemas pontuais”. O açude Trussu está praticamente seco com 1,2% de sua capacidade.
O Trussu, como popularmente é conhecido o Roberto Costa, é um dos que apresentam buracos com mais de oito metros de profundidade, além de erosão, afundamento do piso por causa do tráfego de caminhões-pipa com 30 mil quilos e cobertura vegetal nativa nas duas faces da parede. Até agora, somente foi feito trabalho de retirada parcial de pés de jurema na parede do reservatório nos lados interno e externo.

Outros açudes - A empresa Construnova assinou contrato para a recuperação de um lote de oito reservatórios em cinco municípios pelo valor global de R$ 2,6 milhões: Roberto Costa/Trussu (Iguatu); Serafim Dias (Mombaça); Thomás Osterne/Umari (Crato); Barragem Gomes (Mauriti); Forquilha II, Várzea do Boi, Favelas e Trici (Tauá).
Até o momento só foi concluído o serviço de recuperação da barragem de Mauriti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário