segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

PRÉ-ESTAÇÃO - Açude Germinal, em Palmácia, está próximo de sangrar > 93 reservatórios estão com volume abaixo de 30%

Em janeiro, três das oito macrorregiões ainda não atingiram a média histórica mensal - Chuvas da pré-estação são importantes para saturar o solo e possibilitar o escoamento da água durante a quadra chuvosa

O açude favorece principalmente o abastecimento hídrico dos municípios de Palmácia e Pacoti, na região do Maciço do Baturité.
O açude favorece principalmente o abastecimento hídrico dos municípios de Palmácia e Pacoti, na região do Maciço do Baturité

Falta pouco para comemorar o primeiro açude que sangra no Ceará neste ano. O reservatório Germinal, localizado no município de Palmácia, está com volume correspondente a 99,36% de sua capacidade total, de acordo com dados desta segunda-feira, 20, do Portal Hidrológico do Ceará.
O açude tem capacidade de 2.107 hectômetros cúbicos (hm³) e pode receber o equivalente a cerca de dois bilhões de caixas d’água adequadas para uma família de até seis pessoas. O açude favorece principalmente o abastecimento hídrico dos municípios de Palmácia e Pacoti, na região do Maciço do Baturité.
A situação, no entanto, não é favorável para outros reservatórios. Apenas o Germinal tem volume acima de 90% e outros 93 açudes estão com água ocupando menos de 30% da capacidade. Em janeiro, três das oito macrorregiões do Estado ainda não atingiram a média histórica mensal. São elas: Cariri, Maciço de Baturité e Sertão Central e Inhamuns.
Neste mês, o aporte já realizado nos reservatórios foi de 0,08 m³, segundo a resenha diária divulgada neste domingo, 19, no Portal Hidrológico. Em nota no início de janeiro, a Cogerh informou que as chuvas de pré-estação podem gerar algum aporte, que são sempre bem vindos. Contudo, são mais importantes para saturar o solo e possibilitar o escoamento das águas da chuva durante a quadra, período que compreende os meses de fevereiro a maio.
Entre o domingo e esta segunda-feira, choveu em 23 municípios do Ceará, de acordo com balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação, de 102,4 milímetros (mm), ocorreu no município de Viçosa do Ceará, na região da Ibiapaba.

Veja as 10 maiores chuvas no dia

Viçosa Do Ceará - 102.4 mm
Quiterianópolis - 62.0 mm
Mucambo - 45.0 mm
Parambu - 32.0 mm
Jijoca De Jericoacoara - 27.7 mm
Camocim - 27.0 mm
Ubajara - 22.2 mm
Tianguá - 20.6 mm
Bela Cruz - 19.8 mm
Pacujá - 17.0 mm

Nenhum comentário:

Postar um comentário