quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Grupo encapuzado leva carros da polícia e esvazia pneus em atos contra a segurança pública no Ceará

Cerca de 30 homens, encapuzados, chegaram afirmando que eram policiais e que queriam levar os carros da polícia.  — Foto: Rafaela Duarte/Sistema Verdes Mares
Cerca de 30 homens, encapuzados, chegaram afirmando que eram policiais e que queriam levar os carros da polícia

O Ceará registrou pelo menos cinco atos contra veículos e sedes da Polícia Militar (PM) durante a noite de terça-feira (18) e a madrugada desta quarta-feira (19), em Fortaleza e na Região Metropolitana da capital. Em um dos casos, um grupo encapuzado invadiu a sede do 22º Batalhão da PM, no Bairro Papicu, em Fortaleza, e levou 10 veículos da polícia.
As ações foram realizadas após o início da tramitação, na Assembleia Legislativa do Ceará, da proposta de reajuste salarial de policiais e bombeiros militares do estado, na terça-feira. O projeto tem gerado crise entre parte da categoria e o governo estadual. De acordo com decisão da Justiça do Estado do Ceará (TJCE), agentes de segurança que promoverem manifestações e paralisações poderão ser presos. Ao todo, 150 policiais já tiveram inquéritos instaurados e três foram presos por furar pneus de carros da PM.
A sede do 22º Batalhão da Polícia Milita, na capital, foi invadida por cerca de 30 pessoas encapuzadas, na madrugada desta quarta-feira (19). Cerca de dez veículos da polícia foram levados pelo grupo. Agentes que trabalham no local relataram que os homens não aparentavam estar armados e não houve truculência na ação.
No 17º Batalhão da PM, localizado no Bairro Conjunto Ceará, cerca de 20 suspeitos mascarados invadiram o pátio e rasgaram com facas os pneus de carros da polícia e veículos particulares de agentes.

Pneus esvaziados em Caucaia e Fortaleza - Também foram registradas ações na noite desta terça-feira (18). Pneus de veículos da PM foram esvaziados no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O caso aconteceu no 12º Batalhão.
Na tarde, três policiais foram presos depois que secaram pneus e abandonaram um carro da polícia no Bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. Eles estavam armados e usavam balaclavas, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública.

Inquéritos contra policiais envolvidos em crimes - O Governo do Ceará informou, na noite desta terça, que irá instaurar inquérito policial militar, bem como processos administrativos disciplinares, contra todos os agentes de segurança que se envolverem em atos que configurem crime militar. Somente nesta terça, 150 policiais já tiveram inquéritos instaurados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário