quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Operação da Polícia Civil prende suspeitos de fraudar R$ 1,1 milhão em contas bancárias no Ceará e em 5 estados

Ao todo, força-tarefa cumpriu 50 mandados judiciais

Uma operação da Polícia Civil, deflagrada nesta quinta-feira (6), desarticulou um esquema que fraudou, pelo menos, R$ 1,1 milhão em contas bancárias do Distrito Federal. A força-tarefa cumpriu 50 mandados judiciais no DF e em cinco estados: Ceará, Bahia, São Paulo, Santa Catarina e Paraíba.
Segundo as investigações, o grupo se passava por funcionários de bancos e entrava em contato com as vítimas para alertar sobre uma suposta fraude. Por telefone, os suspeitos orientavam os clientes a digitarem os dados da conta corrente e a senha bancária no teclado do próprio celular.
Para isso, os criminosos usavam um recurso que fazia aparecer no identificador de chamada o número do telefone oficial de um banco do Distrito Federal. O nome da instituição não foi informado.
“Durante as ligações, os criminosos questionavam as vítimas sobre transações bancárias suspeitas. Iludidas pela forma como se davam as ligações, as vítimas acabavam digitando tais dados, que eram capturados pelos criminosos”.
A operação foi batizada de “XCoderX” – em referência ao método adotado pelos suspeitos. Ao todo, foram cumpridos 50 mandados judiciais, entre ordens de prisão, busca e apreensão e sequestro de bens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário