sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Santo popular no Ceará - Vaticano abre processo de beatificação de monsenhor Waldir

Waldir Lopes de Castro realizou serviços pastorais no Ceará e passou a ter fama de santidade após a morte, em 2001

Waldir Lopes de Castro realizou serviços pastorais e recebe fama de santidade após sua morte, em 2001 — Foto: Reprodução
Waldir Lopes de Castro realizou serviços pastorais e recebe fama de santidade após sua morte, em 2001

A Diocese de Sobral, na região Norte do Ceará, recebeu nesta sexta-feira (7) o "Nihil Obsta’ (nada obsta), documento emitido pela Santa Sé e autoriza a abertura da Causa de beatificação e canonização do monsenhor Waldir Lopes de Castro, falecido em 2001. Com isso, o Vaticano elevou o sacerdote nascido em Sobral à condição de “Servo de Deus”. Waldir Lopes de Castro tem fama de santo popular, especialmente na cidade de Marco, onde viveu.
Nihil Obsta é um documento formal, redigido em latim e dirigido ao bispo indicando que, após investigação de todos os setores do Vaticano, não foi encontrado nada que impeça a abertura do processo de beatificação. “É a partir deste documento que o candidato à santidade passa a ser chamado Servo de Deus e tem a investigação livre para desenrolar-se até o fechamento do processo”.

Trajetória - Nascido em Sobral no dia 2 de fevereiro de 1931, Monsenhor Waldir iniciou suas atividades sacerdotais como cooperador da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, na sua cidade natal. Foi professor do Seminário de Sobral e na Escola Técnica de Comércio D. José.
Em 1964, assumiu a Paróquia de São Manuel, em Marco, ainda na região Norte cearense, e começou seu trabalho pastoral apoiando as comunidades eclesiais de base e a catequese. Fundou o Centro Educacional São Manuel, onde foi professor e diretor.
Faleceu em 22 de dezembro 2001, enquanto fazia caminhada, vítima de acidente automobilístico. Ele chegou a ser socorrido para Santa Casa da Misericórdia de Sobral, mas não resistiu. Após sua morte, ganhou fama de santidade em Marco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário