terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Sobe para 47 o número de policiais presos desde o início da paralisação da PM no Ceará

Agentes foram presos pelos crimes militares de deserção e participação em motim - Paralisação da polícia no Ceará chegou ao oitavo dia com batalhões fechados e aumento da violência

Carros das forças de segurança do Ceará continuam com pneus furados ao redor do 18º Batalhão da Polícia Militar.  — Foto: Fabiane de Paula/SVM
Carros das forças de segurança do Ceará continuam com pneus furados ao redor do 18º Batalhão da Polícia Militar

Subiu para 47 o número de policiais militares presos desde o início do motim de parte da Polícia Militar que acontece no Ceará desde o dia 18 de fevereiro. Desse total, 43 agentes foram presos por deserção, que é o abandono do serviço militar; 3 presos por participar em motim; e 1 PM preso por queimar um carro particular.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, dos 43 presos por abandonar o serviço, 38 se apresentaram espontaneamente no quarte da PM. Cinco policiais foram presos após serem identificados e levados para a unidade militar.
Além disso, um PM foi detido por incendiar o veículo de uma moradora do Crato que criticou a paralisação. Ele passou por uma audiência de custódia e foi liberado para responder ao crime em liberdade.
Outros cinco PMs se apresentaram no quartel, justificaram suas ausências no trabalho e foram liberados em seguida.
Na segunda-feira, um subtenente do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará foi preso após desacatar policiais civis que realizavam um patrulhamento extraordinário em Juazeiro do Norte. O bombeiro foi detido e conduzido à sede da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde foi autuado em flagrante por crime contra a administração pública.
A Polícia Militar do Ceará informou que os policiais militares presos estão isolados e sem contato com presos comuns do sistema penitenciário do Estado. A medida segue as regras do Código de Processo Penal.
O motim e movimentos grevistas são proibidos para policiais, conforme a Constituição Federal. Um entendimento de 2017 do Supremo Tribunal Federal reforçou a proibição desses atos por parte de categorias militares.
Ceará entra no 8º dia da paralisação da PM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário