domingo, 29 de março de 2020

Atraso no pagamento do seguro-defeso prejudica pescadores no CE

Os trabalhadores artesanais de água salgada caminham para o quarto mês sem receber o benefício - Eles se queixam da demora para o INSS analisar os processos - Conforme o órgão, não há prazo para liberação do recurso

Atraso no pagamento do seguro-defeso prejudica pescadores no CE ...
De dezembro a maio de cada ano, pescadores de crustáceo ficam impedidos de pescar

O defeso da lagosta, medida protetiva que impede a pesca no período de dezembro a maio a cada ano, deixa sem trabalho cerca de oito mil pescadores artesanais no litoral cearense. Para suprir a falta de renda neste período, o Governo Federal disponibiliza o seguro-defeso, recurso pago em cinco parcelas no valor de um salário mínimo cada. No entanto, a liberação do recurso que deveria iniciar em janeiro, ainda não começou.
A demora no pagamento traz consequências graves para as famílias dos pescadores.
Apesar das queixas dos pescadores, não há, segundo o INSS, prazo para o início do pagamento.
Prestes a entrarem no quarto mês sem pagamento, os pescadores contabilizam os prejuízos.
No litoral de Beberibe, pescadores contam que estão sobrevivendo através de doações.
O pescador que requere o seguro assina uma declaração confirmando que não dispõe de outra fonte de renda e que "se dedicou à pesca das espécies e nas localidades atingidas pelo defeso, em caráter exclusivo e ininterrupto". Caso as informações relatadas não sejam condizentes com a situação real do interessado, o pescador artesanal será responsabilizado civil e criminalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário